‘Ruído Branco’ faz controversa (e necessária) crítica a sociedade contemporânea


Cena do filme 'Ruído Branco', de Noah Baumbach

Lançado em 1985, o livro White Noise (Ruído Branco, no Brasil) é um clássico da Literatura Mundial, escrito pelo versátil Don DeLillo, autor que já se aventurou em diversos gêneros como o ensaio, a dramaturgia e produção de roteiros.

Várias são as razões que fazem com que a obra ganhe esse status, como o prêmio norte-americano National Book Award for Fiction. Mas talvez o maior mérito da obra resida no fato de que ela consegue traduzir não só o espírito de seu tempo como também antever o futuro caótico da sociedade.

Considerada uma obra “difícil” de ser levada a tela, tamanha a sua complexidade narrativa, desde o seu lançamento se cogita a possibilidade de uma adaptação que conseguisse dar conta de toda a diversidade de temas que o material original traz. Trinta e oito anos mais tarde, eis que, finalmente, o livro ganha uma versão cinematográfica dirigida por Noah Baumbach.

Felizmente, a escolha pelo diretor nova-iorquino foi um acerto, pois quem conhece sua filmografia (composta por filmes como “Frances Ha” e “História de Um Casamento”) sabe como o também roteirista tem predileção por narrativas que conseguem traduzir a alma humana em suas mais amplas nuances e complexidades. E com Ruído Branco não foi diferente.

Adam Driver, Greta Gerwig e Don Cheadle em 'Ruído Branco'
Adam Driver, Greta Gerwig e Don Cheadle em ‘Ruído Branco’

Trabalhando novamente com os atores Adam Driver e Greta Gerwig, ambos em ótima performance, o filme de Baumbach consegue manter a essência contestadora da obra de DeLillo ao tecer críticas pontuais a religião, ao consumismo, ao sensacionalismo midiático, a banalização da violência, a era da informação desenfreada, a indústria dos fármacos e a intelectualidade acadêmica.

Querer trabalhar toda essa abrangência de temas numa única obra pode parecer algo inimaginável / exagerado, mas o diretor consegue fazer com que todo o emaranhado de informações seja levado com leveza e comicidade, sem o peso e a dramaticidade que seriam esperadas pela densa temática.

+++ Leia a crítica do filme ‘France Ha’, de Noah Baumbach

A obra tem dividido opiniões de público e crítica, mas a instigante versão “impressa” por Baumbach merece ser vista e analisada com calma, pois serve como ótimo contraponto aos nossos tempos de irracional urgência para com nosso cotidiano.


Poster do filme Ruído Branco

INFORMAÇÕES:

Título Original | Ano: White Noise  | 2022
Gênero: Comédia, Drama, Mistério
País: Estados Unidos
Duração: 2:16 h
Direção: Noah Baumbach
Roteiro: Noah Baumbach (Inspirado no livro White Noise, de Don DeLillo)
Elenco: Adam Driver, Greta Gerwig, Don Cheadle e outros
Data de Lançamento: 30 de dezembro de 2022 (Brasil)
Censura:
14 anos
Avaliações:
IMDB| Rotten Tomatoes
Assista:
Aqui

 

 


 

Previous Glenn Branca sintetiza de forma perfeita o termo 'guitar band' em 'The Ascension'
Next Criada do universo Star Wars, 'Andor' é voltada para o público adulto

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *