A gravadora Creation Records foi fundada por Alan McGee Dick Green e Joe Foster em 1983, e encerrou as atividades em 99. A Creation se tornou mais conhecida por ter descoberto e apresentado ao mundo a banda dos irmãos Gallagher, o Oasis, lá nos idos anos 90. Antes disso, já havia lançado vários nomes que marcaram a música feita nos anos 80/90 em solo britânico e no mundo, com influências que reverberam até hoje: The Jesus and Mary Chain, Ride, Slowdive, Primal Scream, The House of Love, My Bloody Valentine, Super Furry Animals e muitos, muitos outros.
O filme Creation Stories foi gravado durante a pandemia e tem lançamento oficial hoje no Reino Unido pelaSky Cinema. A história acompanha a trajetória de seu fundador, Alan McGee, e é baseado no livro (inédito no Brasil) The Creation Records Story: Riots, Raves and Running a Label, escrito pelo próprio e lançado em 2013.
O longa é dirigido pelo também ator Nick Moran (que interpreta Malcom McLaren), conhecido por atuação em Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e Harry Porter e roteiro de Dean Cavanagh e Irvine Welsh (Trainspotting e T2). Ewen Bremner, o eterno “Spud” de “Trainspotting”, interpreta McGee; Ewan McGregor era o cotado para o papel, mas foi preterido de McGee para o papel, que achou melhor Bremner.
A gravadora já teve sua história contada no imperdível documentário Upside Down: The Creation Records Story (2010), do diretor Danny O’Connor, que além de trazer bastante imagens e vídeos de arquivos da época, é enriquecido por entrevistas com artistas e pessoas ligadas ao selo.
+++ Leia o ESPECIAL sobre a gravadora Sarah Records
Recentemente o site brooklynvegan.com fez uma lista com 21 álbuns que considera os melhores lançados pelo selo.
No Comment