A volta de Jarvis Cocker e banda aos palcos após onze anos: “Nós somos o Pulp!”


Jarvis Cocker, vocalista Pulp | Foto de Kieran Frost/Redferns

Os que se bastam na rivalidade Oasis vs Blur esquecem do lado mais cômico, vibrante, inteligente e muitas vezes erótico do Britpop: o Pulp. A banda de Sheffield, Inglaterra, formada em 1978 pelo então adolescente Jarvis Cocker, só alcançou sucesso fora do cenário local com o álbum His N Hers, de 1994 – mesmo ano de lançamento de Definetly Maybe, primeiro álbum dos irmãos Gallagher.

Em 2022 Jarvis anunciou o retorno da banda para uma turnê durante uma sessão de pergunta e resposta promovida pelo The Guardian para lançamento de seu livro de memórias Good Pop, Bad Pop. O principal compositor e frontman do Pulp se tornou figura emblemática da cultura popular inglesa pela irreverência e personalidade que nunca se bastou apenas como reflexo em suas músicas. Desde o último álbum do grupo, o We Love Life, de 2001, Jarvis continuou carreira solo e apresentou por sete anos o programa Jarvis Cocker’s Sunday Service da BBC Radio 6 Music.

A turnê, que se chama This is What We Do for an Encore Tour, algo como “Isso é o que fazemos em um bis”, começou com um show no Bridlington Spa, em Bridlington, na Inglaterra dia 26/05. Foi o primeiro da banda desde uma reunião em 2012. A volta parece parear com o anúncio de um novo álbum e de uma turnê mundial do Blur, em um momento em que o Britpop parece estar em alta.

O line-up, no entanto, não conta com a figura de Steve Mackey, baixista dos principais álbuns do Pulp, que morreu em março desse ano. Steve, que participou dos shows de 2012, já tinha anunciado que não estaria presente nessa nova turnê da banda.

A setlist traz clássicos de um dos álbuns definitivos dos anos 90, Different Class, de 1995, que com o single mais representativo da cena do Britpop, “Common People”, tornou o Pulp e seu vocalista Jarvis – com suas letras ácidas e trocadilhos espertos sobre a vida moderna na Inglaterra – ícones atemporais da música britânica.

SETLIST

Pulp-Setlist-2023

Previous Charles Hewitt, toucas de natação e o "desfocado" 'Leisure', do Blur
Next U2 influenciado em um de seus hits por P.I.L., ou seria por Siouxsie and the Banshees?

2 Comments

  1. vicente vasquez
    31/05/2023

    muito bom o texto, nao conhecia a banda, vou dar uma olhada

  2. 31/05/2023

    Obrigado pela leitura e pelo retorno, Vicente. Pulp é uma banda que vale a pena conhecer, principalmente o ‘This is Hardcore’, “Different Class’ o ‘His N Hers’.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *