LEE RANALDO – Electric Trim (2017)


Foto de Lee Ranaldo em apresentação ao vivo para a resenha de Electric Trim

“Guitarrista Lee Ranaldo toma caminhos diversos em Electric Trim”

Lee Ranaldo toca sua carreira solo adiante após o fim do Sonic Youth, assim como o faz seu ex-companheiro de banda Thurston Moore, que lançou também este ano o bacana “Rock’n’Roll Consciousness”.

Havia quatro anos que Lee não lançava um álbum de inéditas, parado não estava, vinha excursionando massivamente no mais das vezes carregando apenas seu violão e um punhado de pedais de efeitos. Até fez uma incursão pela Espanha onde gravou versões acústicas para canções de seus dois primeiros álbuns. Recentemente ele esteve no Brasil para a produção de músicas para a trilha original de “Ainda temos a imensidão da noite”, longa-metragem do cineasta Gustavo Galvão.

Aproveitando a deixa, o guitarrista/vocalista fez algumas apresentações por aqui onde tocou canções de “Electric Trim”, seu mais novo álbum.

“Desta vez o processo foi muito mais experimental, com uso de colagens, beats eletrônicos e samples produzidos pelo espanhol Raúl Fernández”, revela o músico sobre o processo de gravação do novo rebento. O álbum conta com participação da cantora Sharon Van Etten, do guitarrista Nels Cline (Wilco) e tem letras do escritor Jonathan Lethem (A fortaleza da solidão).

Encontramos um pouco de tudo em “Electric Trim” e quase nada que remeta a algum trabalho de sua ex-banda. Há a psicodelia de “Circular (Right as Rain)”, elementos exóticos e clima épico em “Moroccan Mountains” (provavelmente fruto das suas perambulações pelo mundo afora), batidas eletrônicas em “Unkle Skeleton”, algumas guitarras furiosas na faixa título e um bucolismo na acústica “Last Looks”.

Lee apresenta um álbum diversificado e bem diferente do que produziu outrora, aqui cada canção tem personalidade própria e tanto pode tomar caminhos mais tradicionais quanto ganhar experimentações.

:: NOTA: 7,6

:: LEIA TAMBÉM DE LUCIANO: SHOUT OUT LOUDS – EASE MY MIND (2017)

:::

Foto do álbum "Electric Trim", do guitarrista Lee Ranaldo

:: FAIXAS:

01.Moroccan Mountains
02.Uncle Skeleton
03.Let’s Start Again
04.Last Looks (com Sharon Van Etten)
05.Circular (Right As Rain)
06.Electric Trim
07.Purloined
08.Thrown Over The Wall
09.New Thing

 

 

:::

:: Assista ao videoclipe de “Circular (Right As Rain)”:

Previous Radioactivity (Kraftwerk, 1976)
Next Assista 'No Horses', nova do Garbage e acompanhe a tradução

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *