Conforme havíamos anunciado, o quinteto Slowdive lançou hoje o primeiro single de seu quinto álbum, Everithing is Alive, e apresentou a capa e as faixas do novo álbum. A banda havia compartilhado, inicialmente, um teaser de alguns segundos onde era possível ouvir pouco do instrumental e da voz de Neil Hastead.
Já de algum tempo, o Slowdive vinha alimentando suas redes sociais com informações sobre gravação de um novo álbum, mas foi através de uma declaração de Neil, em uma programa/podcast australiano SixPack, que houve a confirmação de que o novo disco estava pronto e prestes a ser lançado.
“Kisses” apresenta uma sonoridade mais melódica e delicada, voltada para um lado mais Dreampop, com vocais de Neil e Rachel. Sem o uso das camadas de guitarras distorcidas, a faixa conecta-se com a sonoridade de Slowdive, álbum de 2017.
O videoclipe foi dirigido por Noel Paul, que comentou sobre a produção: “Se este vídeo evoca emoção, é em grande parte devido ao nosso excelente elenco. Em particular Charlie e Claudia, duas almas corajosas e belas que se jogaram em seus papéis e deram um tom de vulnerabilidade destemida”.
A produção de Everithing is Alive começou em 2020, com a banda fazendo gravações nos dois anos seguintes. A produção é do guitarrista e e vocalista Neil Halstead, e parte do disco foi gravada em seu estúdio caseiro. Seis das oito faixas foram mixadas pelo engenheiro por Shawn Everett, que tem em seu currículo um Grammy.
O novo álbum é dedicado à mãe da vocalista e guitarrista Rachel Goswell e ao pai de Simon Scott (baterista), ambos falecidos em 2020. E de acordo com comunicado da banda, ‘Everything Is Alive’ é um disco que explora temas como esperança e gratidão: “Houve algumas mudanças profundas para alguns de nós pessoalmente. Essas encruzilhadas são refletidas no teor emocional de muitas camadas da música do Slowdive; tudo que está vivo é pesado com a experiência, mas cada nota é equilibrada, sábia e necessariamente voltada para a esperança. Sua alquimia única incorpora sutilmente tristeza e gratidão, firmeza e elevação”, comentou Rachel.
Por meio de um comunicado à imprensa, Neil comentou sobre o disco sob a perspectiva do single recém lançado: “Não pareceria certo fazer um álbum realmente sombrio agora. O álbum é bastante eclético emocionalmente, mas parece esperançoso”.
+++ Leia a resenha de 30 anos de ‘Souvlaki’, do Slowdive
Além do anúncio do novo álbum, também foi anunciada uma turnê pelo Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e América do Norte.
Everything is Alive será lançado dia 01 de setembro pela Dead Oceans.
MAIS
Slowdive - Everything is Alive
FAIXAS:
1. shanty
2. prayer remembered
3. alife
4. andalucia plays
5. kisses
6. skin in the game
7. chained to a cloud
8. the slab
No Comment