As duas faixas foram lançadas sem regravações ou remixagens, exatamente como foram registradas na época
Parece que foi ontem, mas já se passaram dez anos desde que o quarteto britânico formado por Ayse, Fay, Gemma e Jehnny, também conhecido como Savages, lançou o explosivo Adore Life, seu derradeiro álbum de estúdio. Para marcar a década, o grupo acaba de disponibilizar duas canções inéditas gravadas na época: uma versão embasada ao piano para “Paranoid”, do Black Sabbath e a sombria balada “Prayer”.
“Prayer” foi gravada nos estúdios RAK, em Londres, por Richard Woodcraft, produzida e mixada por Johnny Hostile. Já a versão de “Paranoid” foi gravada por Johnny Hostile e Matt Farrar, produzida e mixada por Johnny Hostile. A performance ao vivo da versão das Savages foi capturada em filme pelo diretor indicado ao Grammy, Giorgio Testi, e está disponível para assistir abaixo.
Falando sobre os dez anos de Adore Life e as canções, a banda escreveu o seguinte: “Celebrando os 10 anos de ‘Adore Life’, compartilhamos com vocês duas músicas inéditas que nunca entraram nos álbuns. Deixamos elas exatamente como estavam – sem regravações, sem remixes. O que vocês ouvirão é precisamente como foram gravadas originalmente. Para nós, elas são como instantâneos de um momento no tempo, e embora nunca tenhamos sido de nos apegarmos muito à nostalgia, sentimos que essas músicas oferecem uma nova perspectiva sobre a banda, ou pelo menos – uma doce lembrança de sua magia. Curtam a música e o vídeo. É o nosso presente para vocês”.
Savages é um quarteto baseado em Londres e formado em 2011. O grupo tem à frente a vocalista Jehnny Beth e mais Gemma Thompson (guitarras), Ayse Hassan (baixo) e Fay Milton (drums). Silence Yourself foi o álbum de estreia do grupo, pela gravadora Matador Records, em 2013, sendo precedido por Adore Life, em 2016. Adore Life foi gravado no RAK Studios, Londres, em abril de 2015. Johnny Hostile foi o produtor e Richard Woodcraft o engenheiro. Anders Trentemøller cuidou da mixagem em Copenhague.
A banda encontra-se em hiato desde 2017, quando fizeram seus últimos shows. Não houve um anúncio oficial de encerramento das atividades.
Com o hiato das Savages, Jehnny segue em carreira solo, tendo lançado dois álbuns: To Love Is to Live (2020) e o mais recente, You Heartbreaker, You (2025), e fazendo shows. Além disso, ela fez colaborações com artistas diversos – lançou o álbum Utopian Ashes em parceria com Bobbie Gillespie (Primal Scream) -, atuado, e também apresenta um programa no canal francês Arte Concert.
+++ SAIBA MAIS SOBRE JEHNNY BETH / SAVAGES
Em uma entrevista de 2023 ao Chicago Sun Times, Jehnny comentou sobre uma possível reunião do grupo: “Por que não?” Ela disse, acrescentando: “Não é só por minha conta. Veremos. Ainda não terminei o que quero fazer como Jehnny Beth”.
No Comment