Depois da elogiada autobiografia Set the Boy Free, lançada em 2016, Johnny Marr o gênio criador dos dedilhados melódicos de guitarra dos Smiths está de volta à escrita com Marr’s Guitars, livro que analisa sua carreira tomando como referência sua coleção de guitarras. O livro apresentará lembranças de sua carreira, combinadas com fotografias de seus instrumentos favoritos.
Com 288 páginas, Marr’s Guitars abrange desde o início da carreira musical de Marr, passando inevitavelmente pelo trabalho com sua banda principal, os Smiths. Músico requisitado e com participação em vários projetos, Marr tocou com o Talking Heads, criou o projeto Electronic com Bernard Sumner, tocou com o The Cribs, e com o Modest Mouse. O livro chega até os dias atuais e seus projetos mais recentes, em carreira solo e a parceria com Hans Zimmer na criação da trilha sonora do filme No Time to Die, de James Bond.
“As guitarras têm sido a obsessão da minha vida… elas têm sido uma missão e, às vezes, uma tábua de salvação”, afirmou o músico. “Então, estou muito feliz por ter feito as Marr’s Guitars . É muito diferente de outros livros de guitarra e é mais um livro de arte, com histórias de músicas e sons. Já faz muito tempo e é um trabalho de amor”, complementou.
A sinopse da editora resume o conteúdo do livro:
“Traçando a carreira de Marr desde sua adolescência até seu trabalho recente na trilha sonora de Bond, Marr’s Guitars apresenta o mais significativo da soberba coleção de guitarras elétricas e acústicas de Marr, revelando através deles a evolução de seu som icônico e estilo de tocar. Cada guitarra é identificada com um momento crucial, uma música específica ou um som particular, e cada uma incorpora um aspecto chave da paixão de toda a vida de Marr”.
Acompanhando o texto do guitarrista, imagens capturadas pelo fotógrafo Pat Graham, que fotografou sua coleção, com cada instrumento sendo retratado em detalhes, enquanto o próprio Marr revela em seus comentários sobre quais faixas e em quais shows as guitarras foram usadas.
+++ Leia sobre o livro ‘Halo’, que mostra os castidores da criação de ‘Violator’, do Depeche Mode
As preferidas do músico estão incluídas: a Rickenbacker 330, a Gibson ES-355, e também a Fender Jaguar Johnny Marr Signature. Há imagens de guitarras que lhe foram dadas como a Nile Rodgers’ Stratocaster , Bryan Ferry ‘s Roxy Music Hagstrom e a Yamaha de Bert Jansch. Além disso, o livro apresenta fotos de guitarras que Marr deu a outros músicos, como a Stratocaster que Noel Gallagher (Oasis) usou em “Wonderwall” e a Gibson Les Paul Goldtop usada por Ed O’Brien (Radiohead) em In Rainbows.
Marr’s Guitars será lançado em 17 de outubro pela Harper Design.
No Comment