Johnny Marr avalia sua carreira a partir de coleção de guitarras em ‘Marr’s Guitars’


johnny-marr-marrs-guitars-livro

Depois da elogiada autobiografia Set the Boy Free, lançada em 2016, Johnny Marr o gênio criador dos dedilhados melódicos de guitarra dos Smiths está de volta à escrita com Marr’s Guitars, livro que analisa sua carreira tomando como referência sua coleção de guitarras. O livro apresentará lembranças de sua carreira, combinadas com fotografias de seus instrumentos favoritos.

Com 288 páginas, Marr’s Guitars abrange desde o início da carreira musical de Marr, passando inevitavelmente pelo trabalho com sua banda principal, os Smiths. Músico requisitado e com participação em vários projetos, Marr tocou com o Talking Heads, criou o projeto Electronic com Bernard Sumner, tocou com o The Cribs, e com o Modest Mouse. O livro chega até os dias atuais e seus projetos mais recentes, em carreira solo e a parceria com Hans Zimmer na criação da trilha sonora do filme No Time to Die, de James Bond.

“As guitarras têm sido a obsessão da minha vida… elas têm sido uma missão e, às vezes, uma tábua de salvação”, afirmou o músico. “Então, estou muito feliz por ter feito as Marr’s Guitars . É muito diferente de outros livros de guitarra e é mais um livro de arte, com histórias de músicas e sons. Já faz muito tempo e é um trabalho de amor”, complementou.

A sinopse da editora resume o conteúdo do livro:

“Traçando a carreira de Marr desde sua adolescência até seu trabalho recente na trilha sonora de Bond, Marr’s Guitars apresenta o mais significativo da soberba coleção de guitarras elétricas e acústicas de Marr, revelando através deles a evolução de seu som icônico e estilo de tocar. Cada guitarra é identificada com um momento crucial, uma música específica ou um som particular, e cada uma incorpora um aspecto chave da paixão de toda a vida de Marr”.

Acompanhando o texto do guitarrista, imagens capturadas pelo fotógrafo Pat Graham, que fotografou sua coleção, com cada instrumento sendo retratado em detalhes, enquanto o próprio Marr revela em seus comentários sobre quais faixas e em quais shows as guitarras foram usadas.

+++ Leia sobre o livro ‘Halo’, que mostra os castidores da criação de ‘Violator’, do Depeche Mode

As preferidas do músico estão incluídas: a Rickenbacker 330, a Gibson ES-355, e também a Fender Jaguar Johnny Marr Signature. Há imagens de guitarras que lhe foram dadas como a Nile Rodgers’ Stratocaster , Bryan Ferry ‘s Roxy Music Hagstrom e a Yamaha de Bert Jansch. Além disso, o livro apresenta fotos de guitarras que Marr deu a outros músicos, como a Stratocaster que Noel Gallagher  (Oasis) usou em “Wonderwall” e a Gibson Les Paul Goldtop usada por Ed O’Brien (Radiohead) em In Rainbows.

Marr’s Guitars será lançado em 17 de outubro pela Harper Design.

Capa do Livro Marr's Guitars, de Johnny Marr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Previous 'Terror Twilight' soa anti-Pavement, e nada poderia ser mais Pavement
Next Sem medo do barulho, Terraplana mostra solidez em 'Olhar Pra Trás'

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *