Chamber-Pop de Jonathan Bree ganha synths e Funk em ‘Pre-Code Hollywood’


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Crédito: Art Vandelay

Quinto álbum do músico neozelandês tem participação especial de Nile Rodgers (Chic)

O pendor para o pop refinado de arranjos adornados por elementos suntuosos tem sido uma das marcas registradas dos últimos álbuns do produtor e músico Jonathan Bree, o “homem sem rosto”. São características marcante impressas em trabalhos como Sleepwalking (2018) e After the Curtains Close (2020), seus dois últimos álbuns, que ganharam atenção com o sucesso inesperado “You’re So Cool” (do álbum de 2018) e seu videoclipe de ambientação retrô, com músicos e dançarinos mascarados.

Com Pre-Code Hollywood, seu quinto trabalho solo, o neozelandês se mantém fiel a essas propostas, apenas diversificando-a com o uso mais eloquente de sintetizadores e o grooves da era Disco.

As batidas rítmicas do Funk setentista estão representadas pela participação do lendário guitarrista Nile Rodgers e seu inconfundível estilo suingado e timbre de guitarra que marcaram a era da Disco Music através de sua banda, o Chic. Rodgers adiciona o swing Funk a canções como a romântica “Miss You”, que tem participação de Princess Chelsea – vocalista, compositora e colaboradora de longa data do músico -, e a “Pre-Code Hollywood”, conduzida por sintetizadores pesados.

O uso de sintetizadores alavancando os arranjos é a tônica de várias canções de Pre-Code Hollywood. Eles conduzem também a ótima “When We Met”, que tem um videoclipe simples e sensacional co-dirigido pelo próprio Bree. A faixa é um das melhores do álbum, e é carregada por versos de cunho romântico e rememoram a magia do primeiro encontro.

Se os dois últimos discos de Bree eram exercícios musicais com o Chamber-Pop e o Baroque-Pop com toques cinematográficos, e arranjos classudos, aqui a conexão maior é com o Synthpop denso do final dos anos 70 e início dos anos 80. E ainda que muitos dos elementos usuais de sua música surjam a todo instante (vide faixas como “City Baby”, “Epicurean” e “You Are The Man”), todo o álbum traz sintetizadores retrô em doses generosas. Em “Politics” ele consegue fazer essa mistura do lado orquestral com o eletrônico, compondo uma canção de climas gélidos como a Darkwave oitentista, aquecida pelas cordas em glissando.

Discípulo de artistas como Scott Walker e Leonard Cohen,  os vocais de Bree mantem-se no tom barítono, cantado de forma lenta e gélida, e às vezes pontuado pela delicadeza de Chelsea, como no dueto de “Destiny” – ou pelo seu próprio grupo feminino de backings vocals.

Para o título do novo álbum, o músico pescou referências da indústria cinematográfica. Pre-Code Hollywood foi um período compreendido entre o final dos anos de 1920 e o início da censura na indústria cinematográfica nos Estados Unidos, em 1934.

Apaixonado por Física Quântica e entusiasta do software DAW (Digital Audio Workstation), Jonathan Bree constrói seus arranjos a partir de bancos de sons. Logo não estranhem se descobrirem que “We All Be Forgotten”, por exemplo, foi construída no modo de adição de amostras sonoras tipo: synths de ficção científica, linha de baixo melódica estilo Peter Hook, dedilhados estilo Johnny Marr, violinos chorosos, batida oitentista.

+++ Em ESPECIAIS, leia sobre Jonathan Bree

Parece simples, não? Simples ou sofisticado, a verdade é que o trabalho de Bree é meticuloso – tudo isso é transportado para as apresentações ao vivo, com banda completa – e muitas vezes alcança resultados soberbos . Pre-Code Hollywood reafirma seu talento.

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FICHA TÉCNICA E MAIS INFORMAÇÕES:

ANO: 2023
GRAVADORA: Lil’ Chief Records
FAIXAS: 10
DURAÇÃO: 39:28 min
PRODUTOR: Jonathan Bree
DESTAQUES: “City Baby”, “Pre-Code Hollywood”, “When We Met”, “Miss You”
PARA FÃS DE: Chamber-Pop, Baroque-Pop

 

 

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