The Raveonettes disponibiliza tributo pelos 20 anos de ‘Whip It On’; Ouça


the-raveonettes-foto-divulgacao-bandcamp
Crédito: Divulgação Bandcamp

‘Rip It Off’ traz músicos coverizando as oito faixas do mini álbum de 2002

Antes que lançasse seu homônimo álbum de estreia em 2003, o duo dinamarquês Sune Rose Wagner e Sharin Foo, também conhecido como The Raveonettes, lançou em 2002 Whip It On, mini álbum de oito faixas que deu início (de forma magistral) a uma trajetória discográfica que hoje conta com oito álbuns de estúdio – excluindo esse mini álbum – e outros tantos EP’s.

Comemorando 20 anos de seu lançamento em 2022, o trabalho ganhou uma homenagem em forma de reinterpretações na compilação The Raveonettes Presents: Rip It Off, lançada pelo selo Crunchy Frog (OUÇA AO FINAL).

O projeto começou no final de 2022 quando Trentemøller, músico, produtor e conterrâneo da dupla, lançou sua versão mezzo noise mezzo eletrônica para “Cops on Our Tail”, com participação de DíSA. NA sequência, Dave Gahan (Depeche Mode), em parceria com Kurt Uenala, soltou a voz em “Chains”, numa versão minimalista com batidas eletrônicas pesadas e sintetizadores densos.

Para a dupla, um sonho tornado realidade:

“Ter Dave interpretando uma de nossas músicas é um sucesso para mim! É uma honra e mostra que sonhar acordado quando criança é uma coisa boa e criativa de se fazer, mesmo que as pessoas possam te chamar de introvertido ou te diagnosticar com TDAH ou algo assim, foda-se! SONHE GRANDE!”.

As outras canções que compõem o álbum seguiram sendo lançadas em formato de single ao longo desse ano e, enfim, foram reunidas em disco, lançado em agosto em formato digital e vinil.

Com pouco mais de 20 minutos, dá pra dizer que todas as versões ficaram muito interessantes. Destacam-se as releituras arrasadoras feitas pela também conterrânea Mø para “Attack of the Ghost Riders”, dos veteranos barulhentos do The Brian Jonestown Massacre para “Do You Believe Her”, que ganha um arranjo repleto de guitarras distorcidas e com tons Shoegaze e Noise-Pop.

+++ Leia a notícia sobre o lançamento de ‘The Faithfull’, tributo beneficente a Marianne Faithfull

O último trabalho lançado pelo The Raveonettes foi o single natalino “Snowstorm”, em novembro de 2020. 2016 Atomized, de 2017 foi o último álbum da dupla.

Previous Chamber-Pop de Jonathan Bree ganha synths e Funk em 'Pre-Code Hollywood'
Next Em 'O Assassino', Fincher investe no minimalismo e faz um thriller apático

2 Comments

  1. Rocque Moraes
    19/11/2023

    The Raveonettes é fodaça, curto demais, não conhecia esse RIT IT OFF, muito bom, relamente ter Dave Gahan coveririzando sua musica é muita moral porem muito merecida. Parabens pela resenha amigo.

  2. 20/11/2023

    Obrigado pela leitura e pelo retorno, Rocque. Também achei muito boas as versões.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *