Jonny Greenwood pede retirada de música de documentário sobre Melania Trump


Jonny-Greenwood-pede-retirada-de-musica-de-documentario-sobre-Melania-Trump
Foto: Burak Cingi / Redferns (Getty Images)

Jonny Greenwood e o diretor Paul Thomas Anderson afirmam que uso da trilha de ‘Trama Fantasma’ ocorreu sem autorização prévia

Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead e do The Smile, pediu formalmente a retirada de uma de suas composições do documentário Melania, produção recente centrada na figura de Melania Trump. A música é “Barbara Rose”, que faz parte da trilha sonora do filme Trama Fantasma (2017), dirigido por Paul Thomas Anderson, de quem o Greenwood é colaborador frequente.

Greenwood e Anderson alegam não terem sido consultados sobre o uso da faixa no documentário. Embora os direitos da trilha pertençam à Universal Pictures, o compositor alega que o contrato original prevê a necessidade de consentimento para usos desse tipo — especialmente em obras de terceiros e fora do contexto cinematográfico original.

Em comunicado, músico e diretor deixaram claro seu desconforto com a associação da música a um projeto com conotações políticas tão explícitas.

“Chegou ao nosso conhecimento que uma peça musical de Trama Fantasma foi usada no documentário Melania. Embora Jonny Greenwood não detenha os direitos autorais da trilha, a Universal não o consultou sobre esse uso por terceiros, o que constitui uma violação de seu contrato de compositor. Como resultado, Jonny e Paul Thomas Anderson pediram que ela seja removida do documentário”, diz o comunicado assinado pela dupla.

Até o momento, a equipe responsável pelo documentário Melania não respondeu publicamente ao pedido de remoção. A Universal Pictures, detentora dos direitos fonográficos, também não se pronunciou. Enquanto isso, a polêmica segue alimentando discussões sobre os limites legais e éticos do uso de música no cinema contemporâneo — especialmente quando artistas se veem associados a discursos que não escolheram endossar.

Previous Em 'Still in a Dream', Simon Reynolds analisa o Shoegaze, o Slacker Rock e o Grunge
This is the most recent story.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *