SHOEGAZER WORLD #8 | Tudo indica mais um grande ano para o Shoegaze


Foto da banda Deserta
Deserta por Martin Baker

Os detratores do Shoegaze, eternos defensores de que é só uma modinha que logo vai passar, devem atravessar 2022 mais irritados do que nunca. Porque quatro grandes lançamentos logo em janeiro/fevereiro revelam que teremos mais um ótimo ano para o estilo. Dando nome aos bois, que vamos comentar em seguida: The Voices, com o ótimo disco We Just Want To Be Ourselves, Dead Leaf Echo e o EP Milk.Blue.Kisses.And.Whalebone.Wishes, o Deserta, com o disco Every Moment, Everything You Need, além do já famoso A Place To Bury Strangers e o disco See Through You.

Vamos começar alertando que dos quatro lançamentos, apenas o Deserta é do tipo Shoegaze clássico, com aquele característico wall of sound e vocais sussurrados. Seguindo uma ordem cronológica, apresentamos o novo disco do The Voices, We Just Want To Be Ourselves, lançado em 10 de janeiro. Disco cheio, encharcado de influências que ultrapassam as paletas estilísticas do shoegaze mais clássico, é um disco que vai atingir em cheio aqueles que curtem sons psicodélicos. Vibes de Spiritualized e New Candys podem ser sentidas em algumas de suas músicas, como “Take My Hand”, por exemplo.

Já o EP Milk.Blue.Kisses.And.Whalebone.Wishes, do Dead Leaf Echo, traz uma psicodelia mais leve, ao mesmo tempo em que acentua a proximidade da banda com o Post-Rock – pelo menos é o que dá a entender a única música disponível antes do lançamento do disco em 21 de janeiro, Milk.Blue.Kisses (Foil in Motion). Curiosamente, todas as palavras dos nomes das músicas, assim como do próprio EP, são separadas por ponto e não por espaço (exceto no parêntesis da primeira canção).

Para aqueles que detestam Carnaval e amam noise e afins, uma ótima notícia: no dia 4 de fevereiro os norte-americanos do A Place To Bury Strangers lançam seu novo petardo, See Through You, já com a nova formação que traz, além do líder Oliver Ackermann, a dupla que ainda compõe o Ceremony East Coast (John e Sandra Fedowitz). Duas canções foram disponibilizadas antes do lançamento, “Let’s See Each Other”, mais “tranqüila”, digamos assim, e “Hold On Tight”, esta bem no estilo que fez a fama do APTBS, com noise no último volume, vocal e baixo bem distorcidos.

O Deserta é uma banda californiana que faz o Shoegaze tradicional com uma roupagem mais moderna. O wall of sound, em tons mais amenos, e os vocais sussurrados estão lá e garantem a associação da banda ao estilo. Mas o disco Every Moment, Everything You Need, que será lançado em 25 de fevereiro, não é um trabalho que soa datado. Teclados esparsos e outros efeitos eletrônicos passam uma ideia de atualidade, especialmente em músicas como a que abre o disco, “Lost In the Weight”.

Previous Ex-Kraftwerk, Wolfgang Flur lançará 'Magazine 1', seu novo álbum
Next 'Bird on Money', de Basquiat, é a arte da capa de 'The New Abnormal', dos Strokes

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *