Dolores Fantasma surpreende com desconcertante álbum de estreia


Foto duo Dolores Fantasma, resenha do álbum

Às vezes bate um enorme vazio, aquela página em branco à frente parece um desafio imenso a superar. As palavras parecem se esconder nos cantos mais escuros da mente e então há dois caminhos: seguir ou esperar. Há uma terceira via, dialogar com essa sensação, algo como “quebrar a quarta parede”, às vezes funciona.

Foi a partir dessa via que surgiu o desconcertante e, por que não dizer, intrigante “Voto de Silêncio/Horror Vacui”, álbum de estreia do projeto Dolores Fantasma da dupla (pai e filho) Olavo Rocha (Lestics, Os Gianoukas Papoulas) e Pedro Canales (Carcaju, Os Gianoukas Papoulas), e que conta com as parcerias/participações de Ivan Santos, Loop B, Luiz Miranda, Marcelo Patu, Rubinho Troll, Thomas Pappon e Umberto Serpieri.

Olavo conta que tudo começou a partir de uma crise criativa que, ao invés de fazer jogar tudo para o alto foi justamente o motor para que a criatividade brotasse e as letras fossem ganhando forma: “Naquele tempo eu estava esgotado, meio batendo pino, como tanta gente [NE: em relação aos convidados para o projeto]. Aí me veio a ideia de que eu poderia, finalmente, desistir de escrever, de cantar, de fazer música. Pensei isso, ato contínuo escrevi uma letra registrando o achado. E foi ótimo. Me senti tão aliviado que logo escrevi outra letra, e outra, e mais outra. Entrei por ali, pelo esgotamento das palavras, pelo fim do discurso”.

Esse desfecho “feliz” presenteia o ouvinte com um álbum de tons soturnos, espécie de trilha sonora para um passeio na madrugada de uma cidade grande onde o eletrônico, o experimental, o acústico surgem em formatos diversos e permitem que a voz de Olavo, às vezes surgindo como que amplificada, paire como o elemento que unifica todos os sons, batidas e camadas sonoras.

As letras são um dos pontos a focar ao longo da audição das dez faixas, são frases que surgem com sacadas interessantes embutidas em versos aparentemente despretensiosos: “Na cidade eu arranjo um emprego e preencho as lacunas do dia, se a paz triunfasse eu morria, minha alma desconhece o sossego” (Horror Vacui). E mesmo no tom politizado, que em momento algum desliza para o piegas, Olavo opta pela linguagem poética: “Apodreceu na boca o último argumento / Restou nas mãos, esfarrapado, esse despojo /Olhamos para o mesmo quadro, eu com nojo / Você embriagado de contentamento” (Agora).

Embora aparentemente simples, seja na música ou no discurso, “Voto de Silêncio/Horror Vacui” é cheio de detalhes e sutilezas (ponto para a produção esmerada de Pedro) que exigem uma escuta atenta. Os significados parecem mudar a cada audição, e é nisso que reside justamente seu lado desconcertante e também atraente.

::: DOLORES FANTASMA NA REDE: Bandcamp | Facebook | Instagram | Spotify :::


LEIA TAMBÉM:

RESENHA: AMPHÈRES | Porto
RESENHA: ARNALDO ANTUNES | O Real Resiste


Capa do álbum Voto de SIlêncio, de Dolores Fantasma

FAIXAS:

01. Voto de Silêncio 01:58
02. Agora 03:20
03. De Partida 04:03
04. Espelho 05:05
05. No Grito 04:29
06. O Passado Ataca Por Trás 03:39
07. Mergulho 02:06
08. Outro Lugar 02:41
09. Horror Vacui 02:53
10. Jogar os Dados 02:15

 


Ouça o álbum:

Previous BATMINHO, O HERÓI SEM NOÇÃO #7
Next O experiente Jarvis Cocker e seu performático e extrovertido universo musical

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *