The Horrors e o processo de “perda da alma” ‘Skying’



Oficialmente, Skying, o novo álbum dos ingleses do The Horrors sai no dia 11 próximo, mas, como sempre, já circula na rede há alguns dias.

Pela surpresa que foi a sonoridade apresentada em seu álbum anterior, que assinalou uma guinada no som do grupo, grande se tornou a curiosidade em relação ao novo disco. E novamente eles conseguem surpreender com uma sonoridade que, apesar de mais próxima da encontrada no álbum de 2009 do que no de 2007, segue por novos caminhos, ou se deixando levar por outras referências sonoras.

Em Primary Colors a produção a cargo de Geoff Barrow (Portishead) poderia sugerir o dedo no produtor norteando o horizonte musical do The Horrors, exaltando o gosto pelas guitarras distorcidas e efeitos comuns à sonoridade de bandas shoegaze. ‘Skying’, com produção do próprio grupo, apresenta canções de arranjo mais “polido” (menos barulhentas), expõe ainda o desejo de explorar outras paragens musicais, entrando no bojo até mesmo instrumentos de sopro.

Aí há que se encontrar desde ecos de bandas oitentistas como Psychedelic Furs, até referências de Suede como na faixa ‘Monica Gems’ (descaradamente explícitas , mas que o grupo diz ter sido composta sob influência dos anos 60) ou em ‘You Said’; e até mesmo visitando de forma inusitada os anos 90 através da visão das bandas do chamado “madchester”, como nos riffs de ‘Dive In’ ou no groove de ‘Wild Eyed”.

Skying soa como uma tentativa de processar quatro décadas de música e reapresentá-las todas pela visão do grupo. Talvez estejam exercitando o processo de “perda da alma” iniciado no álbum anterior para posteriormente encontrá-la, mas modificada.

FAIXAS:
01.Changing the Rain
02.You Said
03.I Can See Through You
04.Endless Blue
05.Dive In
06.Still Life
07.Wild Eyed
08.Moving Further Away
09.Monica Gems
10.Oceans Burning

Previous 'Smother' e a domesticação da selvageria dos Wild Beats
Next 'No One Can Ever Know' é o disco coeso e conciso do The Twilight Sad

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *