Assistiu aquele filme ou série e gostaria de saber mais sobre uma música que toca no filme porque foi marcante em uma cena ou porque quer falar sobre o filme e não poderia fazê-lo sem citá-la?
O site Tunefind é uma excelente opção, trazendo um apanhado de informações completas sobre a trilha original ou adaptada. Há diferenças? Com certeza!
Parte importante de filmes e séries (em alguns casos, essencial), a trilha sonora tem a capacidade de tornar memorável e até imortalizar determinadas cenas, fixando-a na memória afetiva do espectador ao ponto de e fazer revivê-la sempre que ouve a canção.
Cada um tem a sua ou as suas, claro: “Where is My Mind” (Pixies), em Clube da Luta (1999), na cena em que os prédios desabam; “The Times They Are A-Changin’” (Bob Dylan), em Watchmen (2009), na cena de abertura; “Girl, You’ll Be a Woman Soon” (Urge Overkill), em Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994), na cena de dança de Mia (Uma Thurman) e Vincent (John Travolta), são alguns dos exemplos marcantes para mim e, acredito, para muitos.
Nesse caso, canções que já existiam e foram utilizadas no filme. Fazem parte da chamada trilha sonora adaptada. Nem todas as canções que fazem parte da trilha sonora adaptada tocam durante o filme, algumas apenas durante os créditos.
A outra trilha sonora é aquela que geralmente é mais sutil, às vezes tocando de fundo ou usada como tema do filme (Main Title). Essas canções são a trilha sonora original (Original Motion Picture Soundtrack), geralmente tocada por uma orquestra e composta por maestros especialmente para o programa.
Mais uma vez, muitos exemplos, clássicos: Tubarão (1975), Star Wars (1977) e ET, O Extraterrestre (1982), todas de John Williams; e recentes: “Duna” (Hans Zimmer), “O Senhor dos Anéis” (Howard Shore), “Game of Thrones” (Ramin Djawadi), todas marcantes.
São informações que muitos até sabem de cor e salteado. Para quem não ou para casos mais específicos, pode-se encontrar lá no Tunefind, que traz a trilha não só de filmes e séries, mas também de programas de TV e games.
+++ Leia a crítica do filme ‘O Clube dos Cinco’
É um dos sites mais completos nesse quesito, com informações bastante detalhadas, incluindo a cena em que a música é tocada, com a possibilidade de ouvi-la na plataforma de streaming de sua escolha. Outra coisa interessante é que a busca pode ser feita usando vários critérios, inclusive o nome do artista, sendo listados todos os programas em que aparece alguma faixa do requisitado.
Abaixo, parte do resultado para nossa busca para a outro filme com trilha sonora marcante, Donnie Darko (2001):
The Killing Moon – ECHO & THE BUNNYMEN: Opening, Donnie on his bicycle.
Never Tear Us Apart – INXS: (0:02) Donnie rides his bike home.
Carpathian Ridge – MICHAEL ANDREWS: Opening; (0:53) “The Philosophy of Time Travel” is opened; (1:15) Chapter 6 opens.
The Tangent Universe – MICHAEL ANDREWS: (0:08) Frank calls Donnie to follow him; (repeats) (0:51) Donnie walks into his room with all his new stuff; (repeats) (1:41) Donnie confesses under hypnosis.
Voices Carry – ‘TIL TUESDAY: Donnie calls his mother a bitch.
Head Over Heels – TEARS FOR FEARS: (0:19) As Donnie and his friends exit the back of the school bus.
Under the Milky Way – THE CHURCH: At the Holloween party as Donnie and Gretchen walk downstairs
No Comment