Spotify leva as playlists a um novo patamar com a função AI DJ


AI DJ do Spotify

Na última quarta-feira (22/02) o Spotify introduziu uma nova função em seu aplicativo, a AI DJ que usa inteligência artificial para aprender os gostos musicais do usuário e reproduzir suas músicas favoritas. Ao montar a lista de sugestões, a função AI DJ também faz comentários, como se fosse um locutor de uma rádio.

Em comunicado, disponível na Newsroom do Spotify, a empresa disse o seguinte sobre a nova função:

“O DJ é um guia de IA personalizado que conhece você e seu gosto musical tão bem que pode escolher o que tocar para você. Esse recurso, lançado pela primeira vez na versão beta, fornecerá uma programação selecionada de músicas, juntamente com comentários sobre as faixas e artistas que achamos que você gostará, em uma voz incrivelmente realista”.

Desenvolvido com tecnologia da OpenAI, criadora do ChatGPT, o recurso aprende suas preferências musicais para criar playlists únicas e apresentá-las com bom humor e de forma natural com interações por voz. O modelo de voz utilizado para o DJ foi o de  Xavier “X” Jernigan, que atuou como apresentador em um programa do Spotify, o The Get Up. Esse é o “primeiro modelo” voz para o recurso, mas a empresa tem planos de expandir a variedade de vozes no futuro.

Ainda no comunicado, a empresa detalhou a forma de acessar a nova função:

1. Vá para o seu feed de música na página inicial no aplicativo móvel do Spotify. Toque em Reproduzir no ícone de DJ;

2. Deixe o Spotify fazer o resto! O DJ apresentará uma programação de músicas juntamente com breves comentários sobre as músicas e artistas, escolhidos especialmente para você;

3. Não está sentindo a vibração? Basta apertar o botão DJ no canto inferior direito da tela para ser levado a um gênero, artista ou humor diferente.

Também foi lançado um vídeo de apresentação do novo recurso (ASSISTA AO FINAL).

+++ Leia a crítica do documentário ‘Som na Faixa’, sobre o Spotify

O recurso DJ está em fase Beta (de testes) e disponível apenas para usuários do Spotify Premium nos Estados Unidos e Canadá.


Previous ‘Sharper’ é a perfeita prova de que tudo em excesso faz mal
Next The Strokes está de volta com Box de singles; Ouça

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *