PARABÓLICA #18 | Singles, o canal do The House of Love e o documentário do A-Ha


arabólica # 18, com Kim Gordon, The House of Love e A-Ha no destaque

Parabólica de hoje vem com alguns singles lançados na “gringa” essa semana por artistas com uma carreira já estabelecida e tem também novatos e meio novatos.

A experiente banda dos suecos Shout Out Louds estão em processo de divulgação de seu mais novo álbum; o mesmo em relação aos seus conterrâneos Pós-Punk do Principe Valiente; já os novatos ingleses do Black Country, New Road preparam o lançamento de seu novo álbum para 2022, bem como o White Lies.

Os outros são lançamentos esporádicos e com finalidades diversas. The National em trilha sonora; jennylee (Warpaint) em processo de lançamento de seus singles; e Grimes numa canção para um videogame em que alfineta seu ex. Já Kim Gordon, artista sempre corajosa e que sempre se posicionou, lança uma canção em prol de uma organização do Texas que ajuda pessoas no processo de aborto. Falando nisso, já leu o livro da Kim? Estamos nos referinco ao ótimo A Garota da Banda. Simplesmente imperdível! Fica a dica.

Uma informação que vai interessar aos fãs da banda oitentista The House of Love. A banda inaugurou seu canal oficial no Youtube e pretende postar quase todos os vídeos produzidos ao longo da carreira, com excelente qualidade de imagem e som. Em sua página no FB, eles comentaram sobre os vídeos iniciais da carreira: “Os quatro primeiros [vídeos] foram dirigidos por Peter Scammel / State e representam a banda fielmente e, como as primeiras fotos, definitivamente resistiram ao teste do tempo”.

Outra dica, essa para os fãs dos noruegueses A-Ha e também para quem ouviu muita rádio FM nos anos 80. Já encontra-se disponível por aí o documentário A-Ha – The Movie, dos diretores Thomas Robsahm e Aslaug Holm, que teve sua estreia em junho no Tribeca Film Festival, em nova Iorque. Com quase duas horas de duração,  conta a trajetória da banda e, como não poderia deixar de ser, mostra algumas intrigas internas – numa dela o tecladista Magne reclamando de não ter o reconhecimento devido nas composições -, e curiosidades, como o guitarrista Pål Waaktaar contando sobre a experiência no show do Echo and the Bunnymen. Ah, a banda também tem álbum agendado para 2022, chama-se “True North”. Segundo Pål Waaktaar, o álbum é uma homenagem à natureza e à região norte da Noruega.


KIM GORDON | Grass Jeans

Kim Gordon compartilhou a canção “Grass Jeans”. Todos os rendimentos da música em dezembro irão para a Fund Texas Choice, organização sem fins lucrativos que paga viagens de texanos para clínicas de aborto. Em comunicado à imprensa, Kim comentou a respeito do objetivo com a doação: “Muitas vezes me perguntam ‘A música pode mudar as coisas para as pessoas em um cenário político?’ Inferno, sim, pode. . . mas é preciso um ouvinte, um público para fazer algo. Então, junte-se a mim para ajudar a proteger e manter acessível o direito da mulher de escolher seu destino, comprando esta música e apoiando a Fund Texas Choice e seus esforços coletivos para garantir o acesso ao aborto para todos. Obrigada. Significa muito”. Kim Gordon lançou No Home Record, seu primeiro álbum solo, em 2019.


SHOUT OUT LOUDS | High as a Kite

Das bandas preferidas da casa, os suecos do Shout Out Louds soltaram o single,“High as a Kite”.  Esse é o último lançamento antes de House, seu sexto álbum de estúdio,  que sai no dia em 18 de fevereiro de 2022. O vocalista Adam Olenius falou sobre a nova música em um comunicado à imprensa: “High as a Kite é um sonho nebuloso, caminhar por uma rua familiar. Tropeçando na dúvida, na alegria melancólica de estar vivo e na soleira daquele pub onde ninguém sabe o seu nome”. Esse é o segundo single lançado pelo grupo, anteriormente (em setembro) haviam soltado “As Far Away As Possible”. O último álbum de estúdio foi Ease My Mind, de 2017.


GRIMES | Player of Games

Grimes também soltou novo single, “Player of Games”. A canção foi produzida em parceria com o produtor Illangelo, que já trabalhou com artistas como The Weeknd e Post Malone. O lançamento de “Player Games” aconteceu na estreia da quinta temporada do videogame Rocket League . A letra da canção tem um tom bem pessoal, já que a artista separou-se recentemente do bilionário Elon Musk: “Bebê, Você ainda me amaria ? Na Europa ou você vai esquecer? / Bebê, Como posso comparar / Com a aventura lá fora? O álbum mais recente de Grimes, Miss Anthropocene , foi lançado no ano passado 4AD. Em setembro, Grimes postou nas redes sociais uma breve música chamada “Love”. A faixa era uma resposta à “invasão de privacidade, má imprensa, ódio online e assédio” que ela vinha experimentando depois das notícias sobre o fim de seu relacionamento com Musk.


THE NATIONAL | Somebody Desperate

“Somebody Desperate” faz parte da trilha sonora do filme Cyrano, a cargo dos irmãos Aaron e Bryce Dessner,  e tem a marca de ser a primeira música nova do The National desde 2019.  A faixa traz os vocais graves do vocalista Matt Berninger , além da participação do pianista islandês Víkingur Ólafsson e da London Contemporary Orchestra. A trilha sonora de Cyrano será lançada no dia 10 de dezembro pela Decca, e o filme estreia em cinemas selecionados no dia 31 de dezembro. Berninger comentou sobre a canção: “Eu estava escrevendo muito de minha própria perspectiva e trazendo minhas próprias inseguranças e meus próprios sentimentos para a história…É fácil canalizar o que esses personagens estão passando, porque todos nós temos essas profundas inseguranças quando se trata de nossos corações, e eu tenho escrito sobre essas coisas desde sempre”, disse o vocalista ao site NME.


JENNY LEE | Tickless

Baixista e vocalista do Warpaint, que encontra-se em hiato discográfico desde o lançamento de Heads Up (2016), jennylee segue na inquietude, lançando canções. A mais nova é “Tickless”, que no lado B traz uma outra faixa, “Heart Tax”. “Tickless” tem uma sonoridade que remeta à própria Warpaint. Lee havia lançado anteriormente o single “Newtopia/Clinique”. Ela comentou sobre as novas faixas e sobre trabalhar com Trentemøller: “Eu amo, amo, amo colaborar com Trentemøller … ele nunca para de me surpreender! E na maioria das vezes, eu geralmente gosto mais de sua versão da música!… ‘Heart Tax’ é uma música sobre amor e perda, e a luta para lidar com aquela montanha-russa emocional selvagem. Quando seu coração está farto, mas por algum motivo, você continua voltando para mais”. Right On, álbum sole de Lee, foi lançado em 2015.


PRINCIPE VALIENTE | Porcelain

Nome espanhol, mas banda sueca, Principe Valiente lançou o single “Pocelain”, faixa que antecipa seu próximo álbum, intitulado Barricades, a ser lançado em março de 2022. A maioria das músicas foi gravada em casa, com os membros gravando suas contribuições individuais sozinhos. O vocalista  Fernando Honorato falou sobre esse novo desafio: “Tive mais tempo para refletir com liberdade tanto em termos de letras quanto de gravações, pude experimentar caminhos diferentes. No final, eu sabia exatamente o que estava fazendo com os vocais”. Esse será o primeiro álbum da banda pelo selo americano Metropolis Records. O vocalista também fez uma avaliação sobre o novo trabalho em relação a outros álbuns do grupo: “Nossos discos nunca saem do jeito que imaginamos quando começamos a trabalhar, mas estou muito feliz com Barricades. Parece que é o melhor álbum que fizemos até agora”. Junto com a versão “normal”, foram lançadas mais três versões remix, que formam o EP homônimo.


BLACK COUNTRY, NEW ROAD | Concorde

Black Country, New Road continuam trazendo novidades. Depois de lançarem For the First Time seu álbum de estreia, para muitos um dos melhores do ano, o surpreendente sexteto segue em processo de divulgação de seu próximo trabalho, Ants From Up There, que sai em 2022. “Concorde” é o terceiro single lançado pelo grupo, que já havia lançado “Bread Song” e Chaos Space Marine”. Na faixa, fica evidente que o grupo pouco ou nada mudou em termos de sonoridade, são os mesmos elementos presentes nas canções do debut.


WHITE LIES | I Don’t Want to Go to Mars

Alguém disposto a ir pra Marte? Brincadeiras à parte, os ingleses do White Lies, banda que fez parte da segunda onda do revival Pós-Punk iniciado pro nomes como Interpol e Editors, soltaram mais um single de As I Try Not to Fall Apart, novo álbum para 2022. Em setembro eles haviam lançado o single “As I Try Not to Fall Apart” e dado maiores detalhes seu sexto disco de estúdio, que sai em fevereiro pelo selo PIAS. O baixista Charles Cave foi quem falou do novo single: “A música segue um personagem aparentemente sendo levado para fora da Terra para viver uma existência estéril e mundana em um Marte recém colonizado. Fundamentalmente, a música questiona a velocidade com que estamos desenvolvendo o (s) mundo (s) que habitamos, e quanto custa em nosso bem-estar”.

Previous Black Midi muda e segue desafiante em 'Cavalcade'
Next 'This is Canoas, Not Poa' é mais que um documentário sobre a cena musical da cidade

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *