FIlme ‘Creation Stories’ conta história da Creation Records e Alan McGee


Ewen Bremner como Alan McGee

A gravadora Creation Records foi fundada por Alan McGee Dick Green e Joe Foster em 1983, e encerrou as atividades em 99. A Creation se tornou mais conhecida por ter descoberto e apresentado ao mundo a banda dos irmãos Gallagher, o Oasis, lá nos idos anos 90. Antes disso, já havia lançado vários nomes que marcaram a música feita nos anos 80/90 em solo britânico e no mundo, com influências que reverberam até hoje: The Jesus and Mary Chain, Ride, Slowdive, Primal Scream, The House of Love, My Bloody Valentine, Super Furry Animals e muitos, muitos outros.

O filme ‘Creation Stories’ (TRAILER AO FINAL) foi gravado durante a pandemia e tem lançamento oficial hoje no Reino Unido pelaSky Cinema. A história acompanha a trajetória de seu fundador, Alan McGee, e é baseado no livro (inédito no Brasil)  “The Creation Records Story: Riots, Raves and Running a Label”, escrito pelo próprio e lançado em 2013.

“Se você quer um filme biográfico cafona, não chegue perto da porra do nosso filme” –
Nick Moran

O longa é dirigido pelo também ator Nick Moran (que interpreta Malcom McLaren), conhecido por atuação em Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e Harry Porter e roteiro de Dean Cavanagh e Irvine Welsh (Trainspotting e T2). Ewen Bremner, o eterno “Spud” de “Trainspotting”, interpreta McGee; Ewan McGregor era o cotado para o papel, mas foi preterido de McGee para o papel, que achou melhor Bremner.

A gravadora já teve sua história contada no imperdível documentário “Upside Down: The Creation Records Story” (2010), do diretor Danny O’Connor, que além de trazer bastante imagens e vídeos de arquivos da época, é enriquecido por entrevistas com artistas e pessoas ligadas ao selo.

Recentemente o site brooklynvegan.com fez uma lista com 21 álbuns que considera os melhores lançados pelo selo.

TAMBÉM PODE INTERESSAR:

SARAH RECORDS | Mais que um selo independente, um conceito, uma ideologia


Anteriores Prestes a lançar novo álbum, Greta Van Fleet apresenta "Broken Bells"
Próximo OUÇA AGORA | Motorama - Before the Road

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *