‘A Vida Secreta das Abelhas’ | Um prisma feminino sobre questões raciais nos EUA nos 60’s


A Vida Secreta das Abelhas - Cena do Filme

A Vida Secreta das Abelhas é um drama americano adaptado do romance homônimo de Sue Monk Kidd, dirigido por Gina Prince Blythewood, produzido por Will Smith, e tem no elenco Queen Latifah, Dakota Fanning, Sophie Okonedo, Alicia Keys e Jennifer Hudson, além dos coadjuvantes Paul Bettany e Tristan Wilds.

Com um olhar feminino sobre as questões raciais nos EUA da década de 60, a obra é centrada no ser humano, no respeito e amor.

Lilly (Dakota Fanning) é uma jovem atordoada por ter causado a morte da mãe, que mal conheceu. Vítima do desamor do pai agressivo (Paul Bettany), que parece não perdoá-la pelo fato ocorrido, decide fugir de casa para ir atrás de informações sobre sua mãe.

Rosaleen (Jennifer Hudson) é a sua babá que sofre com o racismo violento, lamentavelmente comum à época e local. Na fuga, ambas são acolhidas pelas irmãs Boatwright, vividas pela atriz Queen Latifah, Sophie Okonedo e a cantora Alicia Keys. As irmãs apicultoras são batizadas com os nomes dos meses de calor no hemisfério norte (August, June e May), e vivem uma vida bem diferente dos demais negros da cidade. As cinco atrizes são impecáveis em suas atuações.

A trama é narrada em primeira pessoa pela própria Lily e, através dos seus pensamentos, sofrimentos e angústias, temos a oportunidade de descobrir como uma garota de 14 anos pode trazer dentro de si uma gama tão grande de conflituosos sentimentos.

[supsystic-gallery id=24 position=center]

Dirigido por Gina Prince-Blythewood com mão segura e sem grandes inventividades, o filme tem como maior destaque o elenco, composto por nomes de grande repercussão em Hollywood. A produção ainda conta com uma Fotografia precisa, Direção de Arte, Edição e Figurino adequados. A Trilha Sonora de Mark Isham é coerente, pontual e as músicas são inseridas nos momentos exatos. Bythewood conseguiu fazer um filme coeso, direto ao ponto sem perder em nenhum momento sua delicadeza a cada cena.

“A verdade é só metade do caminho. O que importa é o que você vai fazer com ela”, uma das frases ditas por Lilly resume como A Vida Secreta das Abelhas é uma obra que fala sobre preconceitos de cor de pele de uma forma mais sutil, com um prisma feminino sobre a realidade que os negros sofreram naquele período. É doce sem ser piegas e, mesmo sem reinventar a roda, sem surpreender ou causar olhares estarrecidos, é um filme que comove e gera reflexão ao mesmo tempo.

COLUNAS ANTERIORES:

‘Vita & Virginia’ mostra romance complexo, repleto de nuances, com muita poesia e drama
‘Uma Beleza Fantástica’ fala de amor e amizade de forma metafórica


A Vida Secreta das Abelhas, poster do filme

FICHA TÉCNICA:

Título Original | Ano: The Secret Life of Bees | 2008
Gênero: Drama
País: Estados Unidos
Duração: 1h54min
Direção: Gina Prince-Bythewood
Roteiro: Gina Prince-Bythewood , baseado no romance de Sue Monk Kidd
Elenco:  Dakota Fanning, Jennifer Hudson, Queen Latifah, Alicia Keys, Sophie Okonedo, Paul Bettany e outros.
Data de Lançamento: 07 de agosto de 2009
Censura: 12 anos
Avaliações: IMDB | Rotten Tomatoes

 

 


TRAILER DO FILME:

Previous O enérgico Special Interest vai do caos ao glamour em 'The Passion Of'
Next Depois de disponibilizar discografia, Wry lança o single 'Travel' :: OUÇA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *