‘A Cinco Passos de Você” é drama adolescente feito para chorar de trama frágil


Cena do filme "A Cinco Passos de Você", com Haley Lu Richardson e Cole Sprouse

Desde que as histórias trágicas de amores adolescentes passaram a fazer enorme sucesso nos cinemas, vimos filmes das mais diversas qualidades como “Romeu e Julieta”, “ Amor Sem Fim”, “Amor, Sublime Amor”, “Um Amor para Recordar” e mais recentemente “Se eu ficar”, “Tudo e Todas as Coisas” e “A Culpa é das Estrelas”.

“A Cinco Passos de Você” segue exatamente a cartilha dos três últimos citados, ou seja, jovens ricos ou de classe média alta com doenças terminais, que estavam desistindo de viver até encontrarem um amor que faz valer a pena lutar pra sobreviver quando têm pouca ou quase nenhuma chance de vida.

Como nos filmes citados, as atuações não são tão brilhantes, a trilha sonora é repleta de canções pop lentas e melancólicas, os protagonistas se dedicam a algum tipo de arte, como desenho ou música. São filmes baseados em livros, e os diretores optam por um clima intimista e familiar ao filmarem com luz fria e natural, abusando de closes e tentando tirar o melhor de locações fechadas, como hospitais e grupos de ajuda.

Na trama, dois adolescentes internados por conta de fibrose cística, uma doença degenerativa dos pulmões, se conhecem e passam a se gostar, mesmo com a restrição de terem que permanecer sempre a seis passos de distância um do outro, sob pena de se transmitirem uma bactéria mortal.

O ritmo inicial é extremamente lento ao apresentar a doença de maneira bem didática. Stella, a carismática Haley Lu Richardson, de “Fragmentado”, é uma Youtuber, seu canal é um sucesso entre os doentes, o que a torna uma espécie de celebridade naquele hospital. Entre um vídeo e outro, acompanhamos o dia a dia do tratamento e a maneira sempre feliz que a protagonista lida com tudo, passando uma incômoda impressão de que ela se diverte ali como se estivesse num SPA.

Will, o galã Cole Sprouse da série “Riverdale”, é seu par romântico. Um jovem que não acredita mais nos tratamentos e se recusa a encarar mais um, até ser convencido por sua amada em troca de uma maior aproximação, mesmo que isso custe a vida de ambos.

Se desconsiderarmos os pequenos furos e inconsistências no roteiro e a falta de compromisso com a realidade dos hospitais de tratamento intensivo, pode-se apreciar um filme despretensioso e sensível, quase um fábula triste que cumpre sua missão de emocionar. Mesmo que essa emoção demore muito a acontecer e que, sem surpresas, ela se dê da maneira mais manipulativa possível, afinal estamos falando de jovens lidando “injustamente” com a mortalidade de amigos, familiares, amores e até de si mesmos.

“A Cinco Passos de Você”, definitivamente, vai agradar em cheio aos pré-adolescentes, faixa com a qual o filme mais dialoga e portanto cumpre bem o seu papel de apresentar o gênero da tragédia dramática às novas gerações.

NOTA: 6,5


NOTA DOS REDATORES:
Eduardo Salvalaio: –
Eduardo Juliano: –
Isaac Lima: –

MÉDIA: 6,5


:: LEIA TAMBÉM DE EDUARDO JULIANO:

ALITA: ANJO DE COMBATE (Alita: Combat Angel, 2018)
CAPITÃ MARVEL (Captain Marvel, 2019)


Cartaz do filme "A Cinco Passos de Você", de Justin Boldoni

:: FICHA TÉCNICA:
Gênero: Drama, Romance
Duração: 1:56 min
Direção: Justin Baldoni
Roteiro: Mikki Daughtry, Tobias Iaconis
Elenco: Haley Lu Richardson, Cole Sprouse, Moises Arias, Kimberly Hebert Gregory, Parminder Nagra, Emily Baldoni e outros
Data de lançamento: 21 de março de 2019
Censura: 12 anos
SITE OFICIAL: fivefeetapartfilm.com
IMDB: A Cinco Passos de Você

 

 


:: Assista abaixo ao trailer do filme:

Previous JEFF BUCKLEY :: Graphic Novel "Grace" contará vida do músico
Next EMA STONED - Phenomena (2019)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *