7 Filmes com carros


Vejo o trailer de ‘Velozes e Furiosos 8’, apesar da franquia não me interessar, e fico pensando como carro é uma constante nas telas do cinema. Muitas vezes ele rouba a cena, pode aparecer até mais do que o personagem humano. Em vários filmes, ele foi um vilão. Ou mesmo pode ser o companheiro inseparável do personagem. Vou citar 7 filmes marcantes aqui onde o carro foi peça importante para a trama do filme (a lista está por ordem cronológica)

:::

01 – Deu a Louca no Mundo (‘It’s A Mad, Mad, Mad, Mad World’, 1963)

Não me interesso tanto por comédias, mas essa é genial, a começar pela ideia. Uma pessoa sofre um acidente e perto de morrer passa as dicas de um tesouro para um grupo de pessoas, causando assim uma perseguição envolvendo carros e muita confusão. Mesmo que o filme despenque em certo momento para a comédia pastelão, o resultado final agrada tanto adultos quanto as crianças. Além de nos faz resgatar outra pérola da televisão, o desenho ‘Corrida Maluca’ da Hanna Barbera.

:::

02 – Bullit (‘Bullit’, 1968)

O filme que com certeza todo cinéfilo deve ter assistido. Ou então, que deveria assistir. Em parte, ‘Bullit’ foi um dos maiores influenciadores para os filmes atuais de ação. Muita perseguição e tudo bem feito numa época em que tecnologia no cinema era um sonho distante. Até hoje a cena nas ladeiras de San Francisco é antológica e lembrada por muitos espectadores.

:::

03 – Encurralado (‘Duel’, 1971)

Um humilde vendedor de eletrodomésticos com uma missão, a princípio simples: atravessar um deserto para realizar uma venda. Mas, ao longo da viagem, um caminhão-tanque vai tirar seu sossego. Tensão, surpresas e desespero num filme que não nos deixa respirar em cada frame. O interessante é que a produção é de Steven Spielberg (ainda nem tão famoso) e praticamente teve um modesto orçamento.

:::

04 – Carros Usados (‘Used Cars’, 1980)

Filme um pouco esquecido pela plateia brasileira, mas que traz uma comédia bem feita e com uma proposta até original: dois donos de lojas de carros usados fazem de tudo para conquistar seus clientes. Espere por muitas reviravoltas, cenas memoráveis e um final soberbo e criativo. Vale ressaltar a presença de Kurt Russell, ainda bem desconhecido no cinema.

:::

05 – Christine, O Carro Assassino (‘Christine’, 1983)

Neste caso, até recomendo ler o livro de Stephen King. Contudo, o filme de John Carpenter faz bonito também e entrega um suspense/terror até hoje citado entre os fãs desses gêneros. O filme consegue captar firmemente o quanto um bem de consumo pode influenciar/manipular o seu dono. Mais do que tudo, é interessante ver um pouco da personificação humana num objeto como um carro.

:::

06 – Carros (‘Cars’, 2006)

Se nos anos 80 tínhamos bons desenhos tendo carros/veículos como personagens (a exemplo de ‘Carangas e Motocas’), na década passada a Pixar fez uma animação de sucesso típica do estúdio, muito bem produzida e com um roteiro seguro. Difícil não se emocionar ali com personagens como Relâmpago McQueen, Luigi e Mate. O interessante é como a produtora consegue unir personalidades humanas de forma correta aos estilos dos carros.

:::

07 – Mad Max: A Estrada da Fúria (‘Mad Max: Fury Road’, 2015)

Antes de tudo, poderia colocar aqui qualquer um dos filmes da trilogia que consagrou Mad Max como um dos filmes mais interessantes da história do cinema. Claro que alguns torcem a cara pra ‘Mad Max: Além da Cúpula do Trovão’, talvez a exceção da trilogia. Coloco esse Mad Max repaginado porque sem dúvidas, é uma própria referência do que o cinema tem pra oferecer e do que criou nestes tempos onde o visual impera: muito mais que um blockbuster, é não deixar uma franquia acabar ou então ficar pior. George Miller joga toda sua energia produtiva na ação que o filme contém, muitos dirão que esse Mad Max é quase como se tivéssemos vendo um jogo de videogame estilo ‘Twisted Metal’, mas não importa. Os temas estão ali, mesmo nessa roupagem moderna e contemplativa ao extremo: um futuro com falta de combustível, tirania, solidão, a desvalorização do humano, a máquina como um símbolo de dominação e status.

:::

Outros filmes dignos de menção:

:: Louca Escapada (‘The Sugarland Express’, 1974)
:: Corrida da Morte Ano 2000 (‘Death Race 2000’, 1975)
:: Taxi Driver – Motorista de Táxi (‘Taxi Driver’, 1976)
:: O Carro, A Máquina do Diabo (‘The Car’, 1977)
:: Aparição (‘The Wraith’, 1986)
:: 60 Segundos (‘Gone In 60 Seconds’, 2000)
:: Rush – No Limite da Emoção (‘Rush’, 2013)

Sua participação é importante. Comente, dê dicas sobre alguns filmes em que carros foram bem focalizados na trama.

Previous UNKLE – The Road: Part 1 (2017)
Next GRIZZLY BEAR – Painted Ruins (2017)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *