‘Vanishing Point’ é a diversão garantida do Mudhoney



O que esperar de uma banda como o Mudhoney em Vanishing Point?

Náufragos da tempestade grunge que assolou o mundo nos anos 90, e considerado por muitos como um dos precussores do que viria a acontecer em Seattle, a banda de Mark Arm começou a fazer estardalhaço com o single “Touch me I’m Sick”, lançado em 1988, um dos seus maiores “sucessos”. Aspas na palavra sucesso porque na verdade a banda nunca a chegou a alcançar o sucesso comercial como diversos outros conterrâneos seus.

Apesar da longevidade da carreira e do caminho bem oposto ao dos seus contemporâneos do Pearl Jam, ambas convergem num ponto: estão na ativa até hoje, fazendo shows, lançando discos e, porque não, conseguindo surpreender.

Com vinte e cinco anos de carreira, “Vanishing Point” é apenas o nono álbum de estúdio do Mudhoney e é uma grata surpresa.

Nada de novo na sonoridade do grupo. Nada daquilo que alguns poderiam chamar de “evolução”. O que eles fazem é aquele rock’n’roll garageiro, sujo, enlameado de distorções fuzz e dos berros alucinados de Mark Arm, que canta cada vez melhor.

Dito isto, “Vanishing Point” (Sub Pop Records) chega para comprovar o bom momento do grupo – lançamento do DVD I’m Now, The History of Mudhoney, turnê com o Pearl Jam, biografia – e arrebatar o posto de melhor álbum do grupo dos últimos vinte anos.

“Slipping Away”, canção mais longa do disco, é emblemática como a iniciadora dos trabalhos, começa com um swing incrível proporcionado pela dupla baixo e bateria, e termina num turbilhão desenfreado de fuzz-wah. Com um começo tão intenso, difícil não imaginar coisas boas por vir.

E são muitos os bons momentos do disco, na verdade nove em dez. Não significa que o hardcore de tons sarcástico de “Chardonnay” apresente uma canção ruim, apenas reta demais, algo até normal dentro da proposta da canção.

Dentre os destaques, a trinca de abertura é memorável, com a já citada “Slipping Away” + “I Like it Small”, das canções mais divertidas e grudentas do Mudhoney (além do videoclip muito bacana) +”What to Do with the Neutral”, com Arm começando em falsete. Sem esquecer a pedrada sonora de “The Final Course” com seus riffs ensandecidos na combinação fuzz/wah.

No fim, é o bom e velho rock de garagem (pra ser ouvido no volume máximo) feito por senhores de meia idade: simples sem ser simplório, divertido sem ser babaca e adulto com vitalidade e frescor adolescente.

NOTA: 8,5


FAIXAS:
01. Slipping Away
02. I Like It Small
03. What To Do With The Neutral
04. Chardonnay
05. The Final Course
06. In This Rubber Tomb
07. I Don’t Remember You
08. The Only Son Of The Widow Nain
09. Sing This Song Of Joy
10. Douchebags On Parade

 


Previous Irregularidade marca 'The Weight of Your Love', do Editors
Next 'Surfer Rosa' é o clássico clássico abrasivo e insano dos Pixies

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *