Documentário sobre Jimmy Savile apresenta o monstro sob disfarce


Foto do documentário Segredos e Crimes de Jimmy Savile

“Foi bom enquanto durou”. Essa foi a frase infame escolhida pelo DJ e apresentador inglês Jimmy Savile para a sua lápide. Falecido em 2011, Savile foi figura quase onipresente na mídia britânica durante algumas décadas, com ligações não só entre artistas, mas também com influência política e até mesmo entre a realeza.

A verdade é que por trás da figura quase folclórica e de atitude aparentemente carismática, que se entregava a campanhas filantrópicas, se escondia um monstro dos mais terríveis, daqueles que estão em nosso cotidiano praticando crueldades sem que sejam percebidos. Daqueles que vestem seu disfarce de cidadão de bem inclusive como forma de mascarar suas atitudes execráveis, sórdidas, executadas nas sombras. É disso que trata ‘Segredos e Crimes de Jimmy Savile’ (Jimmy Savile: A British Horror Story).

De mineiro a título de Cavaleiro concedido pela Rainha da Inglaterra, passando por uma carreira meteórica de DJ e apresentador de vários programas de TV da BBC, incluindo ‘Top of The Pops’, onde artistas com canções nas paradas apareciam dublando, e ‘Jimmy Fix It’, voltado para o público infantil, que escrevia cartas pedindo que algum sonho fosse realizado pelo programa.

Ele foi durante algumas décadas uma das celebridades mais presentes na mídia britânica e também no imaginário de uma grande parcela da população. O auge de sua influência foi durante a década de 80, com amizade forte com a primeira Ministra Margaret Thatcher e com a realeza, principalmente (mas não só) o Príncipe Charles e a Princesa Diana, aqui documentado de forma cuidadosa.

Foto de Jimmy Saville com Margarete Thatcher
Jimmy Saville e Margaret Thatcher

Foi como arrecadador de doações para fins filantrópicos que Savile encontrou o refúgio perfeito para: 1 – disfarçar as monstruosidades que cometia; 2 – abusar de pessoas em situação de vulnerabilidade: deficientes, crianças, adolescentes, idosos e até mesmo doentes. Embora esse seu lado nebuloso fosse algo que a partir de determinado momento passou a acompanhá-lo, foi somente a partir da década de 90 e principalmente nos anos 2000, graças ao acesso a informações proporcionado pelo advento da Internet, que a chuva de sujeira finalmente começou a despencar e mostrar a sua verdadeira face, o que infelizmente só aconteceu após a sua morte.

Dividido em duas partes, o documentário/série do diretor Rowan Deacon está disponível na Netflix, e contém vários gatilhos. Ele acompanha ao longo de 170 minutos a trajetória dessa figura grotesca do mundo do entretenimento que conseguiu enganar a milhões de pessoas, ganhar honrarias ainda vivo (como o título de Sir) e ter um velório digno das grandes personalidades.

Importante e necessário ‘Segredos e Crimes de Jimmy Savile’ é um alerta poderoso sobre como pessoas em posição de poder são capazes de utilizá-lo para fins sórdidos. É muito improvável que suas atitudes (não todas elas) não fossem conhecidas por parte do pessoal da emissora BBC, principalmente aqueles que conviviam mais de perto com ele.

O documentário apresenta a vida de Savile em toda a sua primeira parte e em muitos minutos da segunda, mostrando um ritmo um tanto quanto acelerado nos minutos que adentram nos abusos cometidos por ele. Essa discrepância de ritmo e de foco não diminui o impacto causado pelo que revela, assim como não lhe tira a qualidade de documento valioso, apesar de indigesto. É possível perceber várias pistas das atitudes de abusador de Savile acontecendo durante as gravações dos próprios programas, inclusive uma que não foi ao ar e que corrobora o testemunho de uma das vítimas de como foi levada ao programa e posteriormente abusada.

Nos instantes finais, a perplexidade será um dos sentimentos mais presentes no espectador, que se somará a indignação, raiva, desolação e outros. Afinal essa é uma típica história do “lobo em pele de cordeiro” repleta de agravantes, sendo a omissão um dos maiores, explicável pelo temor a autoridade/poder, injustificável ante a gravidade dos ocorridos e pelo longo período em que aconteceram. Revoltante por ficar claro que era algo de conhecimento de muitos e que ninguém teve coragem de expor, ou quando tentou-se expor, aqueles que deveriam se indignar e levar adiante, simplesmente fizeram de tudo para abafar.

+++ Leia a crítica de ‘White Riot’, sobre o movimento Rock Against Racism

E é quando sobem as informações sobre a quantidade de pessoas que sofreram os abusos praticados por Savile, que tem-se uma real dimensão do qual infame foi a frase escolhida por ele para ilustrar sua lápide (que foi removida), pois apesar de todas as vidas que destruiu, morreu sem ter sido responsabilizado pelos seus crimes:

“Em 2016, mais de 400 pessoas apresentaram acusações de abuso sexual contra Jimmy Savile. investigações descobriram que os crimes aconteceram na BBC, em escolas, orfanatos e hospitais por toda Grã-Bretanha. as vítimas tinham entre 05 e 75 anos”.

É como diz o título original do documentário: “Uma História de Terror Britânica”. E o pior, real.


Poster do documentário 'Segredos e Crimes de Jimmy Saville'

FICHA TÉCNICA:

Título Original | Ano: Jimmy Savile: A British Horror Story | 2022
Gênero: Documentário, Biografia, Policial
País: EUA
Duração: 2h50min
Direção: Rowan Deacon
Roteiro: Rowan Deacon
Elenco: Roger Ordish, Mark Lawson, Meirion Jones, Alison Bellamy, Dominic Carman, Sylvia Nicol e outros.
Data de Lançamento: 06 de abril de 2022 (Brasil)
Censura: 18 anos
Avaliações: IMDB | Rotten Tomatoes
Curiosidades: Jimmy Saville era católico praticante | Em 1978, John Lyndon (Sex Pistols e PIL) foi banido da BBC após comentar em uma entrevista sobre os rumores em relação a Jimmy Saville

 


 

Previous As camadas que unem a música do Mogwai e a fotografia de Prokudin-Gorskii
Next Quando o Placebo fez uma versão de ‘Running Up That Hill’, de Kate Bush

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *