SHOEGAZER ALIVE #20 segue viagem pelo ‘planeta Shoegaze’


Beladrone, foto

Três das indicações desta semana vêm da Ásia: uma coletânea com vinte bandas filipinas, o último trabalho do Art Dave, artista da Tailândia que lança um EP por mês, e o malaio Forgotten Wish, Shoegaze dos bons. Completam as dicas a nova banda do Ninor Amargura (ex-Blacanova), a ótima Beladrone, e o suave Dreampop da Chrissy Blue, radicada nos EUA, mas que apresenta traços orientais. Confiram!

LEIA COLUNAS ANTERIORES: SHOEGAZER ALIVE


VARIOUS ARTISTS | Alunig – A Shoegaze Pilipinas Compilation Volume 1 (2020)

Coletâneas locais costumam oferecer um bom panorama do que acontece musicalmente no país ou região focados. Alunig não é diferente, e traz 20 bandas filipinas muito bem escolhidas, que navegam entre o Shoegaze e o Dreampop. A influência dos shoegazers britânicos clássicos é óbvia, e há artistas que superaram as fronteiras locais, tornando-se conhecidas fora do país, como o Some Gorgeous Accident. O download é free e o fato de ser o primeiro volume dá a entender que é o começo de uma coleção. Vamos ficar atentos.


BELADRONE | Andévalo (2020)

O Shoegaze espanhol durante anos foi muito bem representado pelo Blacanova. A banda terminou em 2018, mas seus membros continuaram na ativa. Dois deles, Ninor Amargura e Villa, juntaram-se a Iñaki Garcia, Ex-Tannhäuser, para formar o Beladrone (FOTO DE DESTAQUE), que traz reminiscências do Shoegaze poderoso do Blacanova e do Indiepop bem trabalhado do Tannhäuser, acrescentando doses de Post-Punk. Andévalo, o debute da banda, lançado em 31 de julho, mostra que na Espanha também se faz barulho dos bons.


FORGOTTEN WISH | Home6ick (2020)

Outro exemplo de como o Shoegaze é um gênero bem difundido na Ásia. O Forgotten Wish é da Malásia, e traz influências nítidas de Ride e Chapterhouse. Apesar de serem descritos como indiepoppers em sua página do Bandcamp, não se enganem: o wall of sound, mesmo não tão ruidoso, presente principalmente na faixa-título e em “A Letter To Tel Aviv”, não deixa dúvidas de que é uma legítima banda Shoegaze. Home6ick é um EP com quatro músicas, sendo a última um remix de “Home6ick”, e foi lançado em primeiro de agosto.


ART DAVE | My Vocaloid Utau Song Is Weird (2020)

Mais um asiático, desta vez da Tailândia. Art Dave é um dos artistas que mais lançam trabalhos no Bandcamp, um por mês, quase sempre EP’s com uma música original e dois remixes da mesma. Neste EP ele fugiu de seus padrões, apresentando três canções diferentes, mas sempre no mesmo estilo em que mistura Dreampop e Shoegaze nas mesmas proporções. É um cara a se acompanhar: dificilmente um trabalho dele decepciona. Este, My Vocaloid Utau Song Is Weird, foi lançado em primeiro de agosto.


CHRISSY BLUE | Songs to Fall in Love To (2020)

Chrissy Blue é uma artista radicada na Califórnia que faz um Dreampop dos mais encantadores, com sua voz suave e arranjos delicados. Uma pena as canções serem curtas demais – das seis do EP Songs to Fall in Love To, lançado em 20 de abril, apenas duas superam os dois minutos e por alguns segundos. É o tipo de artista que define um estilo. Se alguém te perguntar o que é Dreampop, apresente-lhe este EP.


GALERIA DE CAPAS:

[supsystic-gallery id=16 position=center]

Previous CRÍTICA | Fontaines D.C. - A Hero's Death
Next 'Vita & Virginia' mostra romance complexo, repleto de nuances, com muita poesia e drama

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *