Macintushie incorpora um caldeirão referências em ‘Stillwitchu’


Banda Macintushie

Os caminhos que conduzem para a descoberta de alguns artistas nem sempre vem de forma direta como um texto num site, por exemplo. Às vezes são tão inesperados, diversificados, tortuosos, surpreendentes quanto a própria descoberta da música daquele artista. É o que se pode dizer da música do projeto Macintushie, criação de Pedro Baapz (BAAPZ e Alles Club) que conta com as participações de Isabel Oliveira (Flopsy Frany) e Ruan Lustosa, e que também surgiu de uma forma totalmente inesperada, conforme consta no site do selo Midsummer Madness, responsável pelo primeiro e único EP:

“Começou em setembro de 2018, quando a Isabel passou no Baapz Studio para gravar voz numa música do BAAPZ. Depois de terminar a gravação, Pedro escavou das profundezas do seu HD uma versão instrumental esquisita, feita no precário Guitar Pro, convertida para 8bit e masterizada no Audacity, chamada “Sad”. A faixa viria a se tornar “Still With Me”.

Rapidamente a banda conseguiu preparar seis canções, já que havia a iminência de Isabel ir morar no exterior.

Sem se prender a gêneros, apesar de terem ganhado o rótulos diversos como Bedroom Pop, Lo-Fi, por causa do método de gravação utilizado (totalmente caseiro), a música do Macintushie (uma brincadeira com o nome da empresa de computadores) incorpora um caldeirão de influências e referências, e funciona em camadas diversas que ora tentam se sobrepor ora coexistem em planos duplicados.

Dentro desse caleidoscópio, há que se ressaltar a voz aveludada de Isabel Oliveira que conduz e unifica as canções com seu canto sedutoramente atraente e a construção de atmosferas com certo clima noir, quase cinematográfico.

As seis canções gravadas pelo trio formaram o EP “Stillwitchu”, onde esbanjam muita criatividade e inventividade, que lhes permite ciar uma faixa como a ótima “Flamingo”, um hit instantâneo que poderia tocar fácil em qualquer rádio com e para pessoas de ouvidos “atentos”. A masterização é de Bráulio Almeida, da banda Devilish Dear.

+++ Leia a crítica de ‘Outer Peace’, de Toro y Moi

Ao longo do trabalho é possível encontrar elementos retrôs em par com a sonoridade de bandas categorizadas como Hypnagogic-Pop, Vapourwave, Chillwave e ainda Dreampop e Trip-Hop, tudo conduzido com a ajuda de sintetizadores, batidas eletrônicas e efeitos de guitarras pontuais.


 

Previous Motorama mistura elementos de Pós-Punk e Indie-Pop em 'Before the Road'
Next Projeto K÷93 lança videoclipe de "Remembrance Day";Assista

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *