‘Eu Me Importo’ tem ótimas atuações e funciona bem apesar das irregularidades


 

Mistura de Thriller e repleto de humor ácido, Eu Me Importo, escrito e dirigido por J Blakeson (O Desaparecimento de Alice Creed e A 5ª Onda), apresenta trama que pretende provocar o espectador ao ponto de incomodá-lo, tirando-o da “zona de conforto” e praticamente obrigando-o a se posicionar.

A história gira em torno da jovem e ambiciosa cuidadora profissional Marla Grayson (Rosamund Pike), que já no início do filme, com narração em off, deixa evidente a maneira como enxerga o mundo: dividido entre predadores e presas, leões e cordeiros.

Definindo-se como uma leoa e levando adiante sua concepção de que vale tudo para se alcançar o que deseja, Marla praticamente sequestra idosos de suas vidas e até famílias, colocando-os em asilos de acordo com o poder aquisitivo de cada um, contando com a ajuda de uma rede de colaboradores e um juiz inepto para sua função, ao tempo que toma posse dos bens e finanças do curatelado, administrando-as ao seu bel prazer.

Com uma clientela que lhe “permite” gozar de uma vida de relativo luxo, Marla encontra o que define como “a cereja”. Uma idosa milionária e sem pares, Jennifer Peterson (Dianne Wiest), no que tudo indica ser o golpe perfeito. Mas há um porém, que surge no personagem de Peter Dinklage (o eterno Tyrion de Game of Thrones) que adicionará um misto de comédia e tragédia ao filme. Por sinal, a própria escolha do ator para representar o personagem busca alcançar esse efeito.

O

tabuleiro sobre o qual se desenvolverá o a ideia principal de Eu Me Importo é montado ao longo dos primeiros trinta minutos do filme com uma edição que privilegia as tomadas rápidas e um ritmo vertiginoso. Ao mesmo tempo que vai envolvendo o espectador e buscando criar uma crescente sensação de antipatia com a protagonista, que tem na excelente interpretação de Pike um dos pontos altos – algo que ela já havia mostrado em Garota Exemplar. Por sinal, a opção do filme é totalmente centrada na personagem principal, ainda que em nenhum momento explore os aspectos da sua personalidade, apenas deixando aberto à leitura do espectador.

Com desnecessários 118 minutos de duração, Eu Me Importo é um filme que tem em seu primeiro ato um ritmo e atração incríveis, desacelerando e entrando numa quase monotonia no ato seguinte, ao resvalar em exageros e apelando para situações desnecessárias e forçadas que quase põem por terra o que conseguiu construir no início. E ainda que o ato final apresente uma solução que pode parecer simplista e satisfaz ao desejo de muitos, traz embutido uma série de significados: ambição, ética, escolhas, inversão de papéis, causa e consequência, ao tempo que questiona ao espectador.

A despeito das irregularidades, é um bom filme, com uma direção segura, diálogos às vezes surreais mas que não se permite cair em clichês, além de trazer atuações consistentes do trio de protagonistas.


Eu Me Importo Cartaz

FICHA TÉCNICA:

Título Original | Ano: I Care a Lot | 2020
Gênero: Comédia, Thriller, Crime
País: EUA
Duração: 1h58min
Direção: J Blakeson
Roteiro:J Blakeson
Elenco: Rosamund Pike, Peter Dinklage, Dianne Wiest, Eiza González, Chris Messina e outros.
Data de Lançamento: 19 de fevereiro de 2021 (Brasil)
Censura: 16 anos
Avaliações: IMDB | Rotten Tomatoes

 


Previous The Horrors ressurge pesado e industrial no single "Lout"
Next VÍDEOS | Wolf Alice - The Last Man On Earth

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *