RAINBOWS, TOILLETS AND UNICORNS (Rainbows, Toillets And Unicorns, 2020)



“Jogo faz diversas sátiras sociais/políticas porém peca por ser curto, repetitivo e não ter fator replay”

A Fantastico Studio é uma empresa italiana de jogos indies. Responsável por jogos como Top Run, Hero Express e Black Paradox, a produtora costuma trazer jogos bem simples, porém fáceis de entender, de se jogar e que garantem um bom entretenimento. Os jogos verticais de shoot’em up inspirados em clássicos antigos de fliperama voltarão a ganhar força e destaque nos últimos anos. Produtoras de jogos começaram a acreditar nesse filão e tem deixado muitos jogadores da velha geração bem satisfeitos, bem como tentam conquistar a geração mais nova e exigente de jogadores.

A primeira mudança que presenciamos em Raibows, Toillets And Unicorns é que não temos naves e nem aviões, característicos do gênero. Aqui o personagem é alguém que foi usar um banheiro químico e que, de repente, foi lançado para o espaço e agora precisa abater hordas de inimigos. Sim, nosso personagem está sentado num vaso sanitário que tem um arco-íris atrás e cujo poder especial se consiste em ondas coloridas que exterminam todos os inimigos na tela (o Splash Rainbow). Tudo muito nonsense.

O jogo se consiste de 5 mundos, cada um com 5 fases e 3 chefes. Caso morra em qualquer fase, você retorna para o início daquele mundo. Por sorte, passar pelos mundos, caso não morra, costuma levar não mais que 8 minutos. Importante coletar escudos para ter mais uma chance antes de ser abatido e também moedas que fazem seus tiros aumentarem gradativamente. Mesmo que o jogo pegue emprestado o velho estilo japonês de shooters, aqui temos todo um diferencial por conta dos cenários coloridos /psicodélicos.

O jogo brinca com vários ícones, figuras e personagens da cultura atual. Adesivos de votação, cédulas de dinheiro, botão de curtir, emojis, influencers, youtubers. Nem referências a Simpsons, Star Wars e Universo Marvel ficaram de fora. A ironia maior fica por conta de alguns chefes de fases que acabam lembrando famosos políticos como Putin, Kim Jong-un e Trump (inconfundível com seu peculiar cabelo).

Embora apresente uma parte visual interessante e se faça valer da ironia, o jogo peca em muitos detalhes que, inclusive, poderiam aumentar sua longevidade. Pra começar, é bem curto. Em trinta minutos a uma hora você termina, mesmo para o jogador não tão experiente no gênero. O jogo não oferece escolha de dificuldade e nem dá opção de outros personagens jogáveis, e dessa forma, não instiga o jogador a terminá-lo mais vezes. O jogo possuir somente um especial também não traz diversidade e a repetição será constante.

O jogo apresenta comandos simples e fáceis de usar (um botão para atirar, outro para o especial), entretanto o movimento do personagem é sensível demais e pode ser inconstante em momentos de batalhas contra chefes quando a precisão é o fator chave para vencê-lo. Por sorte, alguns chefes são bem fáceis de serem abatidos. Os inimigos sempre seguem um padrão de movimento fácil de decorar e muitos nem oferecem tanta resistência. Em algumas fases, basta ficar no centro da tela para sequer ser abatido.

Raibows, Toillets And Unicorns oferece muitas risadas e um rápido entretenimento, contudo o jogador sabe que está diante de um jogo aquém dos típicos jogos de ‘nave’ desafiadores que aprendeu a curtir desde os tempos de fliperama. Como a Fantastico Studio é uma empresa em constante atividade e sempre lançando novidades, quem sabe uma sequência com muito mais cenários e trazendo ainda mais desafios possa surgir daqui a algum tempo.

NOTA: 6,0


:: LEIA TAMBÉM:

RESENHA: ANGERFORCE: RELOADED (2019)
RESENHA: Sky Force Reloaded (2017)


:: FICHA TÉCNICA:
Desenvolvedora: Fantastico Studio
Publicado por: Fantastico Studio
Gêneros: Shoot’em up, Bullet Hell
Diretor: Kiyohiko Sakata
Produtores: Masachika Kawata e Peter Fabiano
Duração: 30 a 70 minutos (depende bastante da habilidade do jogador)
Classificação: livre
Preço: R$29,50
Plataformas: PS4 (versão testada), Nintendo Switch
Lançamento: 20 de Março de 2020
Mais Informações: Rainbows, Toillets And Unicorns

 


:: Assista ao trailer do jogo:

Previous A CASA (Hogar / The Occupant, 2020)
Next ISOBEL CAMPBELL | There is no Other

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *