7 Filmes Distópicos


Os filmes dessa lista costumam ser polêmicos, atemporais e frequentemente retornam em discussões através de redes sociais e salas de aula. Difícil fazer essa lista de 7, muita produção acaba sendo sacrificada, o que não implica que uns 100 filmes, no mínimo, poderiam estar presentes. A minha escolha focou mais em filmes que colocam uma temática mais futurística, muitos das escolhas segue pela influência que eles deixaram, pela ideia de um futuro perturbado que tiveram e por um impacto na memória. O filme digno de ser recomendado e de servir de alerta para as gerações que surgem. A lista segue uma ordem cronológica, e não de preferência.

:::

01 – Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)
Filme que emplaca de vez a genialidade do cineasta Stanley Kubrick. ‘Laranja mecânica’ é a película que entra na lista dos preferidos de 9 entre 10 cinéfilos. Não é por menos. Vibrante, tocante, repleto de mensagens e críticas, controverso e que precisa ser discutido até hoje. A cena do olho é uma das mais marcantes na história do Cinema, não há dúvidas.
IMDB

:::

02 – Mad Max (Mad Max, 1979)
Pode parecer besteira, mas com a greve dos caminhoneiros que teve recentemente no país, todo mundo lembrou do filme Mad Max. Um mundo sombrio e maltrapilho, onde combustível virou o bem mais precioso e lutar por ele é tão comum quanto se alimentar. Claro que o ser humano usa de cinema para criar suas ironias em momentos de crise, porém é de se pensar como essa obra-prima atemporal de George Miller continua assustando e dando um palpite que chegar numa situação assim não é tão difícil de acontecer.
IMDB

:::

03 – 1984 (1984, 1984)
George Orwell criou uma obra intocável, visionária e avançada no tempo. Até hoje serve como referência, a sociedade atual segue tudo que estava ali. Você, um ser vigiado. Se a obra assustava desde quando foi lançada, imagine hoje em dia com os recursos avançados da tecnologia e dos meios de comunicação? Com certeza é um filme que sempre receberá novas versões pois tudo ali estava na frente de seu tempo, a trama é totalmente atemporal.
IMDB

:::

04 – Brazil, O Filme (Brazil, 1985 – imagem principal)
O extremo da burocracia, um estado totalitário, opressão, o controle dos computadores e o homem sendo tratado como coisa descartável. Esses são os temas de um filme até hoje injustiçado, ainda desconhecido de muitos cinéfilos. Aqui, temos um Terry Gilliam em sua melhor forma, seguindo a influência precisa de seu grupo, o Monty Python. Uma película que sabe dosar humor inteligente com senso crítico e assustador sobre uma sociedade que não queremos. De Terry Gilliam, também poderíamos incluir aqui nessa lista e vale ser conferido: ‘Os Doze Macacos’ (1995)
IMDB

:::

05 – Gattaca, Experiência Genética (Gattaca, 1997)
‘Gattaca’ cita tantas coisas, que escrever um pequeno texto é até redundante. Porém assusta pensar que numa sociedade, em tal ponto, apenas seres humanos considerados perfeitos conseguirão seu espaço e seu status numa parcela da população. Nada impossível e distante de acontecer, e isso que assusta mais. Filme que mexe com o psicológico do espectador, sem cair na ficção exagerada.
IMDB

:::

06 – Filhos da Esperança (Children Of Men, 2006)
O filme do mexicano Alfonso Cuarón é outro que mostra um futuro que não ousamos atravessar. Não estamos tão distantes assim, o ano é 2027, mas só o fato de que as mulheres não podem engravidar, já assusta bastante o telespectador. E talvez esse filme seja o que mais reflita o Século XXI e onde ele possa chegar. O interessante do filme e que me fez pensar por semanas nisso, é a hipótese de que a própria tecnologia não evoluiu o bastante para ajudar a humanidade, além de que tudo ainda é precário, desequilibrado e o poder cada vez mais está nas mãos de poucos. Caos social, fome e doenças rondam os personagens desse filme e também atingem o espectador, dentro de uma visão até mais real e próxima do que fictícia.
IMDB

:::

07 – A Estrada (The Road, 2009)
‘A Estrada’ segue a linha de filmes apocalípticos. Porém, é mais uma produção onde a gente precisa abrir os olhos não pelo mundo que se deteriorou ou pelo fim do luxo e do consumo, devemos atentar pela própria humanidade se canibalizando, destruindo a si própria em meio a um caos descontrolado. Velhos e crianças não são respeitados, o medo ronda cada esquina, onde confiar em cada sobrevivente não é uma tarefa segura e assusta mais ainda quem sempre teve um pouco de esperança pela humanidade.
IMDB

:::

:: OUTROS FILMES DIGNOS DE MENÇÃO:
:: Metropólis (Metropolis, 1927)
:: O Processo (Le Procès, 1962)
:: THX 1138 (THX 1138, 1971)
:: Blade Runner, O Caçador de Andróides (Blade Runner, 1982)
:: Akira (Akira, 1988)
:: Matrix (The Matrix, 1999)
:: V de Vingança (V For Vendetta, 2005)

Leitor, sua participação é importante. Comente, dê dicas a respeito da lista. Opine também dizendo sobre os filmes ou mesmo citando mais alguns que poderiam ser encaixados na lista. Obrigado.

Previous THE PAPER KITES - On The Train Ride Home
Next Em 'Hereditário', Ari Aster usa a sugestão para criar desconforto e medo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *