ROBIN GUTHRIE & MARK GARDENER – Universal Road (2015)



“Universal Road oscila na parceria entre ícones do Dream-Pop e Shoegaze”

Em 2012 Robin Guthrie (Cocteau Twins) e Mark Gardener (Ride), figurinhas carimbadas do universo shoegaze/dreampop, resolveram fazer uma parceria, daí saiu o single “The Places We Go” e uma série de shows juntos. Foram além, compuseram Universal Road, álbum de dez faixas que não inclui a citada “The Places We Go”, mas segue as tendências sonoras ali presentes: guitarras etéreas à cargo do “mago” Guthrie e os vocais frágeis de Gardener.

O inusitado nessa união é que pela primeira vez na carreira Guthrie tem uma voz masculina acompanhando suas composições, seus álbuns solo são todos instrumentais. Antes disso, teve as vozes de Liz Fraser, com o Cocteau Twins, e Siobhan de Maré, no projeto Violet Indiana.

As canções de Universal Road são de clima tranquilo, relaxante, tire a voz de Gardener e poderia até ser um álbum solo de Guthrie, fazendo levantar alguns questionamentos em relação ao papel do vocalista do Ride no processo de composição. Claro que é de conhecimento que parte das faixas são de sua autoria.

Dá pra fazer uma espécie de divisão de momentos: faixas compostas por Guthrie e faixas compostas por Gardener. Em faixas como “Dice” e “Yesterday’s News”, a sensação que fica a circundar é de que voz está deslocada no contexto da canção, acontecendo o contrário em “Universal Road”, “Amnesia”, “Sometime” e “Triumphant”. São nelas que a parceria consegue sua melhor combinação ao misturar o lado acústico de Gardener com as guitarras atmosféricas de Guthrie. Essa irregularidade não desconstrói a beleza do disco e a atração pela inusitada parceria.


Capa do álbum Universal Road, de Robin Guthrie e Mark Gardener

:: FAIXAS:

01. Universal Road (3:38)
02. Dice (4:26)
03. Amnesia (3:37)
04. Old Friend (3:40)
05. Yesterday’s News (3:13)
06. Cry for Survival (3:56)
07. Sometime (3:35)
08. Triumphant (3:04)
09. Reason (3:20)
10. Blind (3:54)

 


:: Ouça a canção “Universal Road”:

Anteriores THE AMAZING – Picture You (2015)
Próximo O BABADOOK (The Babadook, 2014)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.