‘April’, do Sun Kil Moon, mescla de tudo já produzido por Mark Kozelek


Vocalista Mark Kozelek do Sun Kil Moon

Canções longas prescindem de dinâmica para não se tornarem repetitivas e enfadonhas. Às vezes o artista estende a canção para torná-la uma espécie de mantra hipnótico, mas se o ouvinte não se integrar no círculo de nada adianta, vai se sentir incomodado e pular a faixa tão logo chegue aos três ou quatro minutos.

Talvez por isso, para o bem ou para o mal, o Sadcore jamais chegará ao mainstream, ainda que consiga tocá-lo de leve com algo do quilate de “Have You Forgotten” (do Red House Painters), catapultada na trilha sonora do filme “Vanilla Sky”.

O que se convencionou chamar de Sadcore caracteriza-se tanto pela repetição como pelo andamento lento, hipnótico. Como expoente dessa vertente musical, Mark Kozelek em seu segundo álbum de inéditas sob a alcunha de Sun Kil Moon, segue à risca a cartilha que ele mesmo ajudou a escrever nos anos 90 quando ainda mantinha o Red House Painters, que só veio a bater em trilhas hollywoodianas após o seu fim.

April soa como uma miscelânea dos trabalhos de Kozelek, seja com sua antiga banda, solo ou com o próprio SKM. O álbum alterna momentos acústicos, com Kozelek acompanhado apenas pelo violão, e outros em que os arranjos ganham feições voltadas para toda a banda.

Não dá pra ser específico em quais canções parecem com quais, mas há uma sempre presente sensação de déja vú, que ora incomoda, ora agrada, ao trazer à tona ecos de um passado não tão distante, mas que parecem longínquos, esquecidos nos álbuns do RHP. Mudou o nome, mas no fundo ainda é RHP, porque ainda é Mark Kozelek e suas canções de temas recorrentes: amor e lembranças passadas.

+++ Leia a crítica de ‘Imperial Wax Solvente’, do The Fall

Com o seu cantar melancólico, o agora não tão jovem rapaz de Ohio, continua desfiando mais um punhado de canções com sabor amargo, quase travando.


Foto da banda britânica Black Box Recorder para resenha sobre o grupo

FAIXAS:

01 Lost Verses
02 Blue Orchids
03 Tonight In Bilbao
04 Like The River
05 Tonight The Sky
06 Harper Road
07 Moorestown
08 Unlit Hallway
09 The Light
10 Like the River (alternate version)

 


There is no more story.
Next 'Imperial Wax Solvent' é álbum urgente de uma banda trintona, o The Fall

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *