GHOST – Prequelle (2018)


“Com melhor disco da carreira, Ghost prova que veio pra ficar”

Quantas bandas atuais que fazem sucesso fora dos circuitos alternativos tem uma música que inicia com a frase: “Lúcifer sussurrando silenciosamente em suas mentes”? Praticamente nenhuma que possa ser listada. A faixa em questão, “Pro Memoria”, faz parte do mais novo álbum da banda Ghost, que a cada lançamento consegue adicionar novas sonoridades e estilos, sempre com um pé calcado no Metal.

A banda apareceu para o grande público em meados de 2013, após o lançamento do álbum “Infestissumam”, com um visual que chocava mais pela aparência que pelo som em si. A sonoridade lembrava muito o Blue Öyster Cult, banda da década de 60 que apresentava letras e temáticas baseadas na literatura de horror e ficção científica, inspirada por escritores como H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Stephen King, e abordando monstros lendários, maldições, vampiros e ocultismo.

Assim como o Blue Öyster Cult, Ghost tem também uma predileção por temáticas sombrias. Tobias Forge, seu frontman, mais conhecido como Papa Emeritus, veste-se de Papa cadavérico, e aborda o catolicismo de uma forma não convencional e mais satânica, seguido por instrumentistas sem nomes e rostos, chamados de Nameless Ghouls.

Inclusive em 2013 desembarcaram no Brasil para dois shows, um em São Paulo e um no Rio de Janeiro, no Rock in Rio, que dividiu opiniões entre os fãs do metal mais tradicional e a crítica especializada, que considerou um dos melhores shows do festival.

 

Produzido por Tom Dalgety, “Prequelle” mantém o Hard Rock do disco anterior, com altas doses de pop com o rock produzidos na década de 70 e 80. Forge e sua trupe apresentam um vasto leque de inspirações, do já citado Blue Öyster Cult e Alice Cooper a bandas de heavy metal britânicas como Def Leppard e Judas Priest , passando por King Diamond e compositores pop que devem muito para o ABBA. Todo esse caldeirão sonoro usa como pano de fundo a “Peste Negra”, presente na Idade das Trevas, como um dispositivo para as musicas funcionarem.

 

É um disco vagamente temático em torno do conceito de morte e destruição. Passeia em torno dos tempos medievais, mas está, definitivamente, se apegando a muitas coisas atuais. A “Peste Negra” é um grande exemplo de um ponto de inflexão para toda uma civilização. “A maioria das pessoas sabia muito pouco, então tudo era Deus ou o Diabo, e sobre a fé deles sendo questionada: por que estamos sendo atingidos por este grande flagelo? Deve ser por causa de não temermos a Deus o suficiente e toda essa besteira supersticiosa”, declarou Forge, explicando em entrevista à revista Revolver.

As músicas lembram bastante o que de melhor o hard rock produziu nos anos 70 e 80, mas com um tom de modernidade, muitos teclados alguns sintetizadores e, quem diria, um saxofone para fechar a instrumental “Miasma” com chave de ouro. A abertura é com “Ashes”, onde a eletrônica do ambiente assusta com o som em coral de uma criança assombrada cantando “Ring Around the Rosie” – uma canção que data dos anos da Praga no século 14.

As mais pesadas do disco, “Rats” e “Faith”, provam que até o estilo metal pode se inovar. “See the Light” tem refrão ganchudo e grudento, é uma das melhores do disco. “Dance Macabre” convida para dançar. O resto é chover no molhado, conseguem sustentar a força do disco sem muito esforço. É um álbum curto e de fácil assimilação, possui duas instrumentais, além de “Miasma”, “Helvetesfönster”. Fecha com “Life Eternal” uma balada, oferecendo um vocal sensível que lembra Michael Stipe, cantando sobre o amor eterno. “Prequelle” foi lançado em duas versões, uma com dez faixas e uma versão Deluxe com as faixas bônus “It’s a Sin”, cover do Pet Shop Boys, e “Avalanche” de Leonard Coen, ambas imperdíveis também.

Ao final, percebe-se que até em um gênero bastante conservador podem surgir bandas que pensam fora da curva, Ghost está aí para provar que tem competência para remar contra maré, mesmo que seja em outros mares.

:: NOTA: 8,9

:::

:: FAIXAS:
01 – Ashes
02 – Rats
03 – Faith
04 – See The Light
05 – Miasma
06 – Dance Macabre
07 – Pro Memoria
08 – Witch Image
09 – Helvetesfonster
10 – Life Eternal

:::

:: Assista abaixo ao vídeo oficial de ‘Rats’: