GORILLAZ – The Now Now (2018)


“Tentando outras sonoridades e outros ares, sem o resultado ser satisfatório por completo”

Parecia que não iria durar muito, que talvez tudo fosse uma brincadeira entre músicos e que logo em seguida até seria esquecido entre tantos nomes no cenário musical. Mas não foi. Estamos falando do Gorillaz. E assim se vão 20 anos e o projeto chega em seu sexto álbum. O sucesso do Gorillaz talvez possa ser explicado de várias maneiras: a massiva divulgação da internet que cria hypes, o casamento com a animação e quadrinhos (inclusive em alguns vídeos), o uso excessivo da linguagem visual, a fusão de gêneros (dub, reggae, rock, hip hop, etc).

Gorillaz sugou ao máximo a era da internet, fazendo dela sua alavanca para um mundo que está bem conectado com o digital e com informações dinâmicas e que conquistem rápido. Não podemos esquecer que, apesar da banda ter os clássicos bonecos como representantes (que assim se tornaram conhecidos pela internet), um dos grandes músicos por trás é Damon Albarn (Blur). Além disso, o projeto sempre conta com colaborações importantes, geralmente músicos com destaque na mídia.

‘The Now Now’ foge um pouco da estrutura sonora do Gorillaz. Não é um disco extenso se compararmos aos anteriores (como ‘Humanz’, de 2017), se esquiva também de uma faceta mais humorada, cartunesca e dançante indo para um lado mais experimental e melancólico.

Tudo indica uma mudança da sonoridade, ou então, um momento de ousar e tentar outras direções. Entretanto falta equilíbrio. Até mesmo os convidados para o álbum, nesta ocasião, não acrescentam brilho a canções (a exemplo da chata ‘Hollywood’ com Snoop Dogg e Jamie Principle). Outras faixas trazem uma eletrônica morna, um 2-D (Damon Albarn) apático e acabam cansando (‘Magic City’). Por outro lado, canções como a grudenta ‘Tranz’ e ‘Lake Zurich’ que parece fundir Four Tet e Chemical Brothers revelam o talento da banda.

Como os integrantes do Gorillaz são músicos experientes e costumam trabalhar em outros projetos, sempre há de se aguardar surpresas e novidades em relação aos discos no futuro. Em ‘The Now Now’ o resultado não foi um desastre completo, mas não funcionou sobretudo se levarmos em conta os hits e o burburinho que eles tiveram em outros anos. Talvez o Gorillaz deva continuar pelo caminho que começou?

:: NOTA: 6,0

:::

:: FAIXAS:
01 – Humility (featuring George Benson)
02 – Tranz
03 – Hollywood (featuring Snoop Dogg & Jamie Principle)
04 – Kansas
05 – Sorcererz
06 – Idaho
07 – Lake Zurich
08 – Magic City
09 – Fire Flies
10 – One Percent
11 – Souk Eye

:::

:: Mais Informações:
Instagram
Site oficial
Soundcloud
Twitter

:: Assista abaixo ao vídeo oficial de ‘Humility’:

Previous GET WELL SOON – The Horror (2018)
Next Documentário 'Cidade de Deus - Dez Anos Depois' é um retrato humano e sincero

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *