7 Recursos Para o Sucesso de Uma Série


Séries tornaram-se produções tão importantes quanto filmes. Tenho amigos que conhecem mais seriados do que lançamentos de cinema. Algumas acabam antes do tempo, outras se estendem até demais. Uma coisa é certa, para quem produz uma série, importante inserir recursos que conseguirão, em muitas vezes, segurar o espectador, atingir o sucesso e ficar no ar por um bom tempo. Séries que fiquem retidas na memória de público e de crítica. Enumero sete recursos que considero estratégicos (sem ordem de importância). Vamos a eles.

1 – MORTE DE PERSONAGEM IMPORTANTE
Para isso, melhor quando temos duas circunstâncias: o personagem está desde o início da série e a temporada termina sugerindo a possível morte de um desses personagens. Muitos espectadores torcem a cara, porém considero uma alternativa viável, muitas vezes pode ocasionar uma mudança brusca na trama, existirá outro comportamento por parte dos personagens que continuaram.

::

2 – CLIFFHANGER (SPOILER DE THE WALKIND DEAD)
Esse é importantíssimo, sobretudo no final de algumas temporadas. LOST e Breaking Bad se utilizaram bastante desse recurso. Cliffhanger, só para lembrar, é uma situação que joga o personagem em alguma situação extrema ou diante de algo que está para ser revelado, muitas vezes uma cena que vem cercada de incertezas e que terá alguma consequência chocante. Em algumas ocasiões, é até uma estratégia usada pelos roteiristas para tapar alguma lacuna (por exemplo, a saída de algum personagem pela não renovação do contrato). Muitos podem se lembrar de The Walking Dead, na famosa cena de Negan e seu bastão Lucille no final da sexta temporada. A agitação nas redes sociais foi tanta por conta dessa cena que a série continuou a todo vapor e a temporada seguinte teve uma audiência incrível, ao menos no início.

::

3 – REVIRAVOLTA NA TRAMA
Muito interessante ver o público comentando: ‘Eu achei que ele era o vilão’, ‘Mas o personagem se rebelou contra seus amigos?’, ‘Como a trama mudou de rumo’. São esses questionamentos/essas surpresas que podem levar uma série mais adiante. Isso, claro, se o diretor não inventar demais, levar para um rumo ingrato que perca a essência da série. Muitas reviravoltas acabam tendo o mesmo efeito do cliffhanger no espectador: conseguem dar aquele soco no estômago.

::

4 – MISTÉRIO SEM RESOLUÇÃO FÁCIL OU SEGREDOS PARA SE REVELAR
Claro que esse recurso funciona em séries de sci-fi ou policiais. Um mistério, um assassinato ou mesmo encontrar o autor de um crime pode render algumas temporadas a mais. Isso se tudo for bem usado e a cada episódio o espectador entrar como cúmplice tentando adivinhar o que aconteceu. Precisa ser uma trama bem coesa para não cair numa monotonia e sobrecarga inútil de episódios. Eu sou a favor também do mistério ou segredo não serem revelados logo, a surpresa chegar nos instantes finais.

::

5 – SER UMA BOA ADAPTAÇÃO DE LIVRO DE SUCESSO
Isso também ajuda bastante. Podemos citar o caso mais recente de Game Of Thrones. O criador da série junto com os responsáveis por ela podem até mudar algo, mas o importante é não deturpar a trama o bastante para não irritar os leitores e espectadores. Há muitos leitores que até hoje pedem uma série baseada em livros preferidos. Muitos dizem que não, que nada de cinematográfico bate o que estava na literatura. Muitas controvérsias em relação a isso. A trama sendo conhecida pela literatura e o cinema, claro que a área de audiência poderá ser ampliada consideravelmente.

::

6 – TER PRODUÇÃO DE QUALIDADE
Todos os cinco elementos da lista que citei anteriormente funcionarão melhor caso a produção tenha uma boa qualidade. Para as séries de ação e lutas, como Vikings, é muito importante ter todo um trabalho bem feito de coreografia. Elenco afiado, figurinos, fotografia, edição de som, etc. Todos os elementos presentes que fazem um filme ser marcante, também vale para séries de TV. Mas isso não é praxe, em algumas ocasiões. Muitas séries altamente produzidas tiveram seu fim prematuro.

::

7 – CAIR NO GOSTO DE PÚBLICO E DE MÍDIA/BOA DIVULGAÇÃO
Esse agora depende de todos os outros acima. É uma soma. O resultado daquela série que traz tudo de bom para o espectador, que faz ele debater, postar em redes sociais, indicar para algum amigo, aguardar ansioso por cada temporada. Com a internet dominando as divulgações e lançamentos sobretudo em cinema e TV, lógico que quanto mais divulgação e propaganda, a série abrangerá muito mais pessoas. Talvez seja o que aconteceu com ‘Stranger Things’ que começou sem estardalhaço, todavia depois recebeu toda uma mega divulgação pela internet, sendo uma das séries mais queridas dos últimos anos.

::

::Mais detalhes sobre a expressão ‘Cliffhanger’:
Wikipedia TV Tropes

Leitor, sua participação é importante. Comente, dê dicas a respeito da lista. Opine também escrevendo quais os recursos que podem manter uma série bem vista e com sucesso. Obrigado.

Previous DAVID BYRNE – American Utopia (2018)
Next PREOCCUPATIONS – New Material (2018)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *