7 Covers de bandas dos 60’s


The Mighty Lemon Drops

Sempre aparece uma banda ou outra fazendo cover de uma canção que gostamos, algumas conseguem ser bem interessante, outras fazem com que a gente torça o nariz e deteste aquela versão que julgamos até um insulto à canção original.

Seguindo a nossa mania de Lista de 7, dessa vez selecionamos sete releituras feitas nos anos 80/90 para canções de bandas dos anos 60, por sinal, foram anos pródigos em fazer releituras de canções sessentistas, o que demonstra o quanto aquela estavam influenciados pela geração de três décadas antes.

As versões aqui apresentadas seguem o critério de terem sido feitas por bandas pouco conhecidas e até obscuras.

1 – Scorpio Rising – Peace Frog

Em seu EP de 1992, intitulado “Saturnália”, a banda inglesa Scorpio Rising resolveu fazer uma versão indie-dance para “Peace Frog”, faixa do álbum “Morrison Hotel”, da banda de Jim Morrison, o The Doors. Mantida a linha de baixo, cujo groove é a tônica da canção, os ingleses adicionam balanço para as pistas, toques psicodélicos e guitarras distorcidas, numa versão bem interessante.

Original:

Cover:

2 – The House of Love – Strange Brew

Na mesma pegada do Scorpio Rising, os também ingleses do The House of Love resolveram coverizar “Strange Brew” da banda The Cream, da qual fez parte o “Deus da guitarra” Eric Clapton. A versão se apega à levada suingada do baixo original e adiciona também um lado mais dançante e elementos de psicodelia, fugindo da veia blues da versão original. A versão saiu no lado B do single “Feel”, lançado em 1992.

Original:

Cover:

3 – The Chemistry Set – See Emily Play

Os americanos do The Chemistry Set fazem uma versão bem fiel à original do Pink Floyd para a psicodélica “See Emily Play”, single lançado pela banda na época ainda com Syd Barret. A versão mantém as mesmas características, apenas com uma roupagem mais moderna e pianos mais pronunciados e guitarras distorcidas. Uma das versões mais interessantes já feitas para uma música do Pink Floyd. Essa saiu num tributo a Syd Barret intitulado “Beyond the wildwood – A Tribute to Syd Barrett” (1987).

Original:

Cover:

4 – Telescopes – Candy Says

Telescopes, geralmente ligados na barulheira, às vezes gostavam de canções mais bucólicas ou psicodélicas e essa é a verve que permeia sua versão para a faixa “Candy Says”, do Velvet Underground, faixa do terceiro e homônimo álbum da banda de Lou Reed, lançado em 1969. A versão dos ingleses faz parte do tributo “Heaven and Hell”, lançado em 1990, que tem também Nirvana, Chapterhouse, Ride, James e outras bandas legais.

Original:

Cover:

5 – The Family Cat – Across the Universe

Versões para canções dos Beatles é o que não faltam, talvez seja a banda mais coverizada de todas. Seguindo uma coerência da proposta dessa lista, optamos por essa versão da obscura banda inglesa The Family Cat, que saiu na compilação de 1991, “Revolution No. 9:A Tribute To The Beatles”. É uma versão de guitarras distorcidas e com microfonia, e alguns elementos psicodélicos. Aqui a voz deixa a desejar, já que Paul Frederick tem uma voz de alcance curto.

Original:

Cover:

6 – Plasticland – Alexander

Uma obscura banda psicodélica oitentista faz uma versão totalmente fiel (um pouco mais psicodélica talvez) à versão original de outra obscura banda psicodélica dos anos 60, Plasticland coveriza Pretty Things (também conhecida como The Electric Banana) com a canção “Alexander”, primeira faixa de seu álbum de estreia, lançado e 1984. Interessante é que esse álbum foi lançado no Brasil, em vinil , nos anos 80. Sobre a canção, é uma mistura de rock de garagem com psicodelia ácida.

Original:

Cover:

7 – The Mighty Lemon Drops – Paint it Black

The Mighty Lemon Drops faz sua versão para uma das faixas emblemáticas dos Rolling Stones, a ótima “Paint it Black”, e mantém a pegada bem próxima da versão original, um pouco mais psicodélica e energética que a original e com ênfase maior nos riffs de guitarra. Dá pra dizer que é o tipo de versão que preserva os elementos da original dá as feições da banda. A faixa saiu no lado B do single de 1988, “Fall Down (Like The Rain)”.

Original:

Cover:

Previous AIR FORMATION - Near Miss (2018)
Next DIRTMUSIC – Bu Bir Ruya (2018)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *