Sky Force Anniversary (2016)


“Jogo da produtora Infinite Dreams consegue reviver os bons tempos do gênero scrolling shooter 2D através de ação frenética numa atual roupagem e com uma jogatina viciante”

Apesar de ser um verdadeiro fã do gênero scrolling shooter (os típicos jogos de navinha como minha turma de fliperama costumava chamar), confesso que não conhecia Sky Force de 2004. Tinha ouvido falar de nome, porém nunca havia jogado sequer uma fase. Consegui encontrar o jogo numa Flash Sale da PSN por menos de 10 reais.

Para meu orgulho, o jogo me conquistou nos primeiro minutos. A princípio, nosso avião é bem simples, sem muitos armamentos. Ao longo das fases, vamos somando pontos para gastar com upgrades no hangar (que vão desde aumento de vida chegando até ao aumento do raio de explosão da mega-bomba). Dessa forma, jogar as fases diversas vezes nunca é frustrante, e sim, sempre beneficia o jogador numa experiência mais profunda e avançada. Além dos upgrades, nos cenários podemos encontrar, de forma aleatória, cartões que garantem bônus ao seu avião (mais força nos mísseis, regeneração da energia, mais tempo de escudo, etc).

O que me assusta nesse gênero de jogos muitas vezes é a dificuldade absurda que encontramos nas fases mais avançadas do jogo (pegue por exemplo Raiden IV: Overkill). Não é o caso de Sky Force Anniversary. O jogo, apesar de apresentar 4 dificuldades (Normal, Difícil, Insano e Pesadelo), nunca desanima o jogador. Entretanto, para abrir as 4 dificuldades, o jogador precisará conhecer bem os cenários e cumprir algumas tarefas como resgatar todos os humanos ou mesmo acabar com todos os inimigos até o final da fase.

O jogo de uma forma geral não é longo. Mas a compulsão por coletar cada vez mais estrelas, gastar com todos os upgrades, encontrar todos os cartões e enfrentas as 4 dificuldades lhe garante uma vida maior. Além disso, ainda existem torneios semanais e você pode chamar um amigo da velha guarda para se jogar em dupla, tranquilamente. No meio de hypes e de um ano fraco para jogos (estou citando 2016), Sky Force Anniversary é um belo achado e vai agradar tanto a velha geração como a nova; a ação frenética e jogatina viciante que o digam.

* Observação:
Como fiz a resenha da versão de PS3, esse é o ano correto de lançamento (que também saiu para PS4, Vita e agora vai chegar no Xbox One). Vale lembrar que ao longo desses 13 anos (desde 2004), o jogo recebeu diversas versões em plataformas distintas (de Windows até Android).

NOTA: 9,0

Mais sobre o jogo:
Site da Infinite Dreams
Steam
Wikipedia

Previous IDLEWILD – Make Another World (2007)
Next Em disco de retorno, Slowdive mantém os elementos característicos de sua música

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *