Atmosferas lúgubres assomam ‘Despersonalisation’, dos australianos Nite Fields



A arte imitando a vida.

A Despersonalização ou Síndrome de Despersonalização “consiste de episódios persistentes ou recorrentes em que o indivíduo tem uma sensação de irrealidade e distanciamento de si mesmo, como se estivesse em um sonho ou filme”.

Vítima dessa síndrome, Danny Venzin, o vocalista da banda, quase morreu ao ter uma crise enquanto dirigia, conforme entrevista.

Não por acaso o nome do álbum.

Formado na Austrália em 2011, o quarteto estreia com um disco onde assomam atmosferas lúgubres, espalhadas em canções de tons sombrios numa ponte que conduz o ouvinte de volta aos climas pós-punk oitentista, inclusive com a utilização de passagens instrumentais gélidas pontuais.

Canções que induzem viagens, que evocam paisagens difusas e nostalgia.

“You I Never Knew” pode ser considerada, sem risco de parecer apressado, uma das melhores de 2015: com clima desolador mas saudosista, por conta dos riffs melódicos, a sensação é de reconforto. O Nite Fields reaviva a aura comum em bandas como o The Church, seus conterrâneos. Aura que paira em sua meio-irmã “Prescription”.

Nesses momentos em que a música do Nite Fields parece mais bailável, pode-se imaginá-los querendo atingir as pistas de dança pós-punk.

Em faixas como “Fill the Void”, “Come Down” e “Hell Happy”, os caminhos a seguir são mais tortuosos e de maior densidade, alcançando o ápice na longa e lenta “Winter’s Gone”, que nas mãos de outra banda poderia seguir um crescendo e se tornar épica, mas com o quarteto apenas vai criando uma clima de soterramento ruidoso e mais introspectivo.

Entre os dois lados – e os temas instrumentais -, sobra espaço para uma anti-balada ao violão a la Bauhaus, a contemplativa “Like a Drone” com seus acordes dissonantes.

O passeio conduzido por ‘Despersonalisation’ pode não ser dos mais originais, mas a intensidade compensa.

NOTA: 7,5


FAIXAS:
01. Depersonalised
02. Fill the Void
03. You I Never Knew
04. Come Down
05. Pay for Strangers
06. Hell/Happy
07. Prescription
08. Like a Drone
09. Winter’s Gone

 

 


Previous 'Nobody Wants To Be Here And Nobody Wants To Leave' é o The Twilight Sad com trabalho consistente
Next 'Isn’t Anything', do My Bloody Valentine, é um clássico, e permanece intocado pelo tempo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *