SCARLET YOUTH – Goodbye Doesn’t Mean I’m Gone (2010)



Scarlet Youth é um quinteto finlandês formado por membros de quatro outras bandas (Iconcrash, ShamRain, Kemopetrol e Sidewaytown). Já haviam aparecido por aqui em 2009 com o EP ‘Breaking the Patterns’, um aperitivo que abriu o apetite para o álbum cheio, Goodbye Doesn’t Mean I’m Gone. No EP eles tanto enveredavam por um lado de guitarras escalando as alturas como por um outro atmosférico, vide o uso de camadas de teclados.

Em ‘Goodbye Doesn’t Mean I’m Gone’ as opções são as mesmas, com o lado mais denso e atmosférico prevalecendo. Os vocais de Markus Baltes (Sidewaytown) são como sussuros, em dados momentos exalam certa melancolia.

A abertura com ‘Sofia C’ pode assustar, pois foge completamente da sonoridade habitual do grupo, remetendo inclusive ao gótico do The Mission, mas é só entrar ‘Catch Me When I Fall’ que começamos a reencontrar o som do grupo: ondas de guitarras e camadas de teclados se revezando numa viagem hipnótica.

Ao contrário de muitas bandas dream-pop, as opções do Scarlet Youth em seu primeiro álbum não é prestar homenagens aos ícones shoegaze noventistas, optam, e já haviam deixado isso claro antes, por buscar caminhos dentro de um estilo que muitos insistem em afirmar que está esgotado, para isso chegam a deixar de lado as guitarras, compondo uma canção como em ‘I’ll be Waiting’, em que baixo e teclado são os elementos chave.

Outra opção é por trabalhar um lado mais melódico, integrando a sua sonoridade dedilhados sutis de guitarra, como nas faixas ‘Between Summer and Spring’ e ‘Twilight Room’, além do baixo geralmente estar em primeiro plano.

O resultado é um álbum denso que por vezes lembra ‘Disintegration’, do The Cure, só que com um acento dream-pop.

:: NOTA: 8,0


:: FAIXAS:
01. Sofia C
02. Catch Me When I Fall
03. Farewell Ghosts
04. I Will Be Waiting
05. Between Summer And Spring
06. Somewhere
07. Twilight Room
08. Walls Of Freedom
09. Night Falls Over London
10. Sunshowers

 


 

Previous She Wants Revenge mostra avanços, mas 'This is Forever' provoca déjà vu
Next 'The Suburbs' o álbum mais acessível do Arcade Fire

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *