The Durutti Column faz homenagem vívida em ‘A Paean to Wilson’


A Paean to Wilson (Uma Homenagem a Wilson) é, como o próprio título já diz, um álbum tributo a Tony Wilson (falecido em 2007), fundador da Factory Records, selo de Manchester que tinha em seu cast um leque de bandas emblemáticas na década de 80: Joy Division, New Order, A Certain Ratio e Happy Mondays, para citar algumas. O The Durutti Column também fazia parte desse cast, Wilson foi um de seus membros e fundador, ao lado do guitarrista/pianista Vini Reilly, o homem que há mais de três décadas leva o nome da banda adiante. Nas notas do álbum, Vini diz: “The Durutti Column was Tony Wilson’s baby” (O The Durutti Collumn foi o bebê de Tony Wilson).

Quem viu  o filme 24 Hours Party People deve lembrar de uma cena em que um rapaz magro, empunhando sua guitarra toca para uma plateia inexistente no clube de Wilson, era Vini Reilly, que pergunta a Wilson: Como foi? – Foi ótimo. Maravilhoso. Muito bom, foi… eu adorei. Diz Wilson como incentivo. A cena pode não ter acontecido da maneira narrada no filme, mas simboliza justamente o apoio que Wilson sempre deu a Vini. Mais que tudo, segundo palavras de Vini, Wilson era seu melhor amigo.

Profundamente abalado com a doença e posterior morte do amigo, Vini compôs esse tributo a Wilson na época que ele ainda estava hospitalizado: “A Paean to Wilson é parte de um trabalho que comecei a fazer quando meu amigo, Tony Wilson, morreu. Um pouco antes de ele morrer, enviei a parte instrumental e ele adorou, então decidi tocar o projeto”, afirmou Vini.

O álbum é essencialmente instrumental e divide-se em doze atos, cuja ideia é formar uma peça única. Além disso, traz um disco bônus com cinco faixas. Tem a participação dos músicos que tem colaborado recentemente com o Durutti Column: Bruce Mitchell, Keir Stewart , Poppy Morgan, John Metcalfe, Tim Kellet, Ruby Morgan, Kate Williamson.

A Paean to Wilson Abre com o sampler de uma frase retirada de uma entrevista de Wilson com o produtor Martin Hannet, onde este explica todo o processo de produção. Ao final, Wilson fala pra Hannet: “Você não é um membro da banda, você é só um técnico”; e termina com a longa “How Unbelievable”, adornada pelos encantadores dedilhados de Vini, finalizando com quatro minutos de silêncio e reverência.

Entre o ato inicial e o final, destacam-se o canto etéreo e dedilhado angustiado em “Chant”; as batidas tribais e guitarras furiosas da instrumental “Quatro”; e a arrebatadoramente triste “Along Came Poppy”, com viola, piano e sax dilacerantes. Há ainda “Catos Revisited”, repleta de influencia flamenca, e as belas “Stuki” e “Duet with Piano”, que instrumentalmente remetem aos primeiros trabalhos do The Durutti Column.

O disco bônus – lançado anteriormente em 2005, apenas em formato digital – é composto de seis canções, todas com nomes masculinos de pessoas com alguma ligação com Vini Reilly e o The Durutti Column: “Bruce”, “Keir”, “Neil”, “Mike”, “Alan” e “Anthony”.

+++ Na coluna ESSE EU TIVE EM VINIL, leia sobre ‘LC’, do The Durutti Column

Ao contrário do que se possa pensar, ‘A Paean to Wilson’ é um disco cheio de vida, apesar de melancólico, pode figurar tranquilamente ao lado dos melhores álbuns da extensa e pouco conhecida discografia do The Durutti Column. É uma homenagem na forma de doze belas canções, o que mais se poderia esperar de um artista como Vini Reilly?

The Durutti Column – A Paean To Wilson

The Durutti Column – A Paean To Wilson

01. Or Are You Just A Technician
02. Chant
03. Quatro
04. Requiem
05. Stuki
06. Along Came Poppy
07. Brother
08. Duet With Piano
09. Darkness Here
10. Catos Revisited
11. The Truth
12. How Unbelievable


Previous Após anos de espera Massive Attack lança 'Heligoland', mediano, mas interessante
Next 'Mask' reafirma o conceito do Bauhaus de ideias e estilo em primeiro plano

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *