Mercury Rev mantém a regularidade em ‘Snowflake Midnight’


Foto da banda Mercury Rev

A maior diferença entre esse novo álbum do Mercury Rev e seus antecessores é o uso recorrente de elementos eletrônicos nos arranjos: batidas e synths, e as doses maciças de camadas de teclados. Tirando isso, encontraremos em “Snowflake Midnight” aquele mesmo Mercury Rev de “Deserter’s Songs” (1998) até “The Secret Migration” (2005): a produção sempre bem cuidada, a diversidade de timbres e elementos em segundo plano (melhor perceptíveis em fones de ouvido) e, claro, os inconfundíveis vocais de Jonathan Donahue, cantando mais uma vez sobre corações partidos e elementos da natureza.

Vez que “Deserter’s Songs” se situa como um marco na carreira da banda, todos os seus sucessores acabam soando como idéias já ali exploradas vistas sob óticas diferenciadas: mais sinfônico e apoteótico em “All is Dream”, e aqui mais progressivo e eletrônico, com momentos de trance music e referências a Pink Floyd. Seria o caso de os americanos estarem mudando para continuarem os mesmos, ou seja, reciclando o que já fizeram antes. Mas não se reinventando.

O resultado não chega a ser tão atordoante quanto outrora, mas rende um álbum coeso e de assimilação fácil, ao contrário de “The Secret Migration”, tão solenemente ignorado por muitos, dada a sua necessidade de uma audição mais atenta.

Em oposição, “Snowflake Midnight” bem pode ser ouvido enquanto se lê um livro por exemplo, ou durante uma passeio de carro, como sugere a descontraída “Butterfly’s Wings” ou a deliciosamente alucinada “Senses of Fire”, embora carregue momentos onde a ideia é de pausa para reflexão, vide o instrumental gélido de “October Sunshine” ou de um transe psicodélico de batidas sincopadas: “Runaway Raindrop” e “Dream of a Young Girl as a Flower”.

+++ Leia a crítica de ‘Dig, Lazarus, Dig’, de Nick Cave and the Bad Seeds

É aquele conhecido Mercury Rev, sem grandes rupturas, mas sempre tentando levar seu som um passo adiante, buscando não cair na auto repetição, e isso eles conseguem de forma sempre interessante.


capa do álbum snowflake midnight da banda mercury rev

FAIXAS:
01. Snowflake in a Hot World
02. Butterfly’s Wing
03. Sense on Fire
04. People Are So Unprdictable
05. October Sunshine
06. Runaway Raindrop
07. Dream of a Young Girl as a Flower
08. Faraway from Cars
09. A Squirrel and I (Holding on…and Then Letting Go)

 

 

 

Previous Death Cab For Cutie diversificado mas mais-do-mesmo em 'Narrow Stairs'
Next Em 'Dig, Lazarus, Dig', Nick Cave está mais próximo do Grinderman

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *